Pesquisar

Cuidar da pele é um momento que une prazer, estética, mas também saúde, já que estamos falando da atenção com o maior órgão do corpo humano. Entre as mulheres a prática já é bem difundida. Mas e os homens? Convidamos o dermatologista Dr. Sérgio Talarico para falar a respeito do tema sob a ótica contemporânea. Afinal, os rapazes são ou estão mais abertos ao skincare e outros passos de cuidado com o corpo e a face?

Sérgio Talarico:

Como está na moda, vamos começar com uma “fake news”. Homens não se importam com sua aparência física. Que tal?

Claro que se preocupam! Desde não engordar, ganhar massa muscular, mudar o corte de cabelo, deixar a barba crescer ou apará-la e, porque não, também cuidar da pele! Isso não tem nada de novo. Vem desde a Antiguidade, passando por muitas mudanças, de acordo com os padrões de cada época. Hoje e sempre os homens também procuram pelo ideal de beleza. Se as mulheres assumem que buscam a juventude, os homens querem o bem-estar e um aspecto saudável.

Os preferidos

Diferenças da anatomia e da fisiologia da pele entre os gêneros justifica que homens prefiram produtos de textura mais leve, não gordurosos, de fácil aplicação, rápida absorção, sem toque residual, invisíveis, que não mancham e de fragrância discreta.

O barbear

Meninos seguem os “cuidados necessários” apenas com cabelos e unhas até passarem pela grande emoção do verdadeiro “rito de passagem”, representado pelo barbear!

Para evitar as complicações pela raspagem da pele com a lâmina (irritações, inflamações e até processos infecciosos), o homem precisa entender que “fazer a barba” se divide em 3 atos:  o antes, o durante e o depois!

Antes e durante:

A pele deve ser lavada com água morna, preferencialmente, para então se aplicar um produto de barbear (creme, gel ou espuma) que suavize e amoleça a barba. Isso diminui a resistência ao corte e evita o trauma. Hoje, existem no mercado lâminas especialmente desenvolvidas para uso nas peles mais sensíveis, que permitem até mesmo o barbear diário sem qualquer problema.

Depois:

Finalmente, no pós-barba devem ser usados cremes, géis ou loções que evitem o ressecamento (que era provocado pelas antigas soluções alcoólicas) e aliviam a sensação de ardor ou queimação.

Essa rotina favorece a entrada dos homens no mundo dos cuidados com a pele e, como dica, fica a sugestão de incorporar o uso dos filtros solares e também a hidratação, que permitirá que a pele cumpra melhor o seu fundamental papel de barreira de proteção do nosso corpo.