Pesquisar

Suas unhas sempre quebram, descascam ou enroscam nas roupas? Você luta para deixá-las bonitas, mas quando elas crescem, de repente, se quebram? Essa condição é conhecida como síndrome das unhas frágeis.

De acordo com a dermatologista Tatiane Gabbi, do site Minha Vida, ao contrário do que muitos pensam, a fragilidade das unhas dificilmente é causada por deficiências na alimentação ou dietas restritivas. O diagnóstico correto deve ser feito através do exame dermatológico, história do paciente e exclusão de outras causas, como doenças dermatológicas.

Como várias doenças dermatológicas podem acometer as unhas e torná-las fragilizadas (como exemplo, podemos citar: a psoríase, líquen plano e micose; pessoas que roem as unhas ou que as manipulam excessivamente, entre outras condições menos comuns), o diagnóstico de síndrome de unhas frágeis só é possível quando existe fragilidade ungueal na ausência de doença dermatológica da unha.

As causas das unhas frágeis são variadas, mas a grande maioria dos pacientes desenvolve a condição devido a hábitos que envolvem um trauma da unha, como manipulação de produtos químicos, exposição constante à água, vibrações transmitidas por instrumentos musicais, como é o caso de violinistas, tecladistas, digitadores. Segundo Tatiane, essas situações são bem mais impactantes para as unhas do que o estado nutricional do organismo. Na grande maioria dos casos, com exceção de cirurgias do aparelho digestivo e deficiências nutricionais graves, alterações na dieta não prejudicam as unhas.

Outros fatores que podem fazer as unhas quebrarem ou descamarem com facilidade é o uso excessivo de alguns produtos, como acetona, sabonetes e produtos de limpeza abrasivos, ou ainda o hábito de polir as unhas. Para esses casos, a dermatologista Valéria Campos, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, ensina uma receita caseira e simples que ajuda a combater a fragilidade das unhas.

Ingredientes:

– 25 ml de azeite de oliva
– 25 ml de óleo de amêndoas

Modo de fazer:

Misture levemente o azeite e o óleo em um pote médio, no qual seja possível mergulhar as unhas. Leve ao micro-ondas por alguns segundos, deixando a mistura apenas morna. Deixe as unhas – sem esmalte – mergulhadas na mistura por cinco minutos. Enxugue as unhas com um papel e evite lavar as mãos com sabão pelo maior tempo possível.

Dica: você pode usar essa mesma mistura várias vezes. O ideal é fazer o processo antes de dormir, por sete dias. (Com informações do Minha Vida e iTodas)

Fonte: Bonde