Pesquisar

Fez ou está planejando fazer uma tatuagem? Confira as dicas de dois médicos dermatologistas a respeito do tema. Abordamos na pauta, entre outros questionamentos, o que fazer quando ela começar a coçar, se quem teve câncer de pele pode fazer tatuagem, quais áreas evitar (como pintas e cicatrizes) e como manter o desenho bonito por mais tempo.

Quais cuidados preciso ter com a pele antes de fazer uma tatuagem?

  • Mantê-la hidratada é essencial. Use cremes 2 ou 3 vezes ao dia por, pelo menos, 5 dias antes do procedimento;
  • Evite estar bronzeado;
  • Não faça uso de ácidos ou esfoliantes nos dias que antecedem o procedimento.

Além disso, caso a pele apresente qualquer alteração, como manchas; feridas; pintas ou verrugas, é importante realizar uma avaliação dermatológica prévia, para diagnóstico e tratamento corretos e, após análise, ter certeza de que a tatuagem pode ser feita nessa região.

E quais cuidados são interessantes depois de fazê-la?

  • Higienizar as mãos antes de tocar no local da tatuagem, evitando assim possíveis infecções;
  • Aplicar um creme cicatrizante ou reparador de barreira cutânea, para acelerar a recuperação da pele que foi perfurada;
  • Evitar banho de mar ou piscina por 10/15 dias;
  • Evitar a exposição ao sol.

É necessário, portanto, passar alguma pomada e cobrir a tatuagem com filme plástico ou algum desses passos é ruim para a pele?
O filme plástico pode ser mantido para evitar atritos, mas deve ser trocado duas ou três vezes ao dia. 

Antes de cada troca do filme plástico, a pele deve ser limpa com água e sabonete suave. Logo após, secar a pele com cuidado, aplicar o creme cicatrizante e, em seguida, o filme plástico.

Como aliviar o desconforto quando a tatuagem começa a descascar?
Aplicando a pomada cicatrizante ou o creme hidratante com maior frequência ao longo do dia.

E o que não fazer no período?
Não coçar, não arrancar as casquinhas que surgem durante a cicatrização e evitar a exposição ao sol (aplicar filtro solar sempre que necessário).

As tintas de tatuagens podem ser tóxicas para a pele?
Sim. Algumas tintas podem conter traços de metais nocivos para a saúde, tais como o cobalto e o mercúrio. No Brasil, as marcas de tinta para tatuagem devem ser autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

É verdade que, para manter a tatuagem em sua forma mais perto do desenho original ao longo dos anos, o ideal é evitar certas áreas de pele que sofrem mais com a flacidez?
É verdade. As regiões que tendem a acumular gordura com a idade, que têm maior probabilidade de flacidez, que apresentam um estiramento ou um “franzido” na pele que vão gerar uma mudança no contorno da tatuagem, podendo alterar o desenho original.

Quais problemas de pele podem surgir com a tatuagem?
Os problemas de curto prazo podem ser as infecções bacterianas, a infecção pelo vírus Herpes e a dermatite de contato aguda (reação alérgica que apresenta vermelhidão, inchaço e coceira na região). 

No longo prazo, pode ocorrer uma cicatrização inestética, como a cicatriz hipertrófica e o quelóide, ou à formação de granulomas (reação tardia quando o corpo reconhece a tinta como um “corpo estranho” e forma nódulos endurecidos sob a pele).

Existem áreas do corpo que, por algum motivo relacionado à saúde da pele, é melhor não tatuar?
A regra principal é nunca esconder uma pinta com uma tatuagem e, além disso, nunca fazer uma tatuagem sobre uma cicatriz de tratamento de câncer de pele. A tatuagem, nessas situações, pode dificultar o diagnóstico precoce do câncer de pele melanoma ou retardar a identificação de uma recidiva do câncer na cicatriz. 

As pessoas com histórico familiar de melanoma e/ou com muitas pintas têm um risco aumentado de desenvolver o câncer de pele melanoma que, na maioria das vezes, se apresenta como uma pinta irregular ou pode ser a modificação de uma pinta pré-existente. Nesses casos, antes de realizar uma tatuagem é importante uma avaliação dermatológica e, em alguns casos, fazer um mapeamento corporal total e dermatoscopia digital para acompanhar as alterações nas pintas de forma segura.

Saiba mais sobre os profissionais entrevistados nesta matéria:

Dra Luciana Godoi é médica dermatologista e especialista em cosmiatria pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina. Ela atua na Clínica Luciana Godoi, em Valinhos – SP e na EGDA – Elimar Gomes Dermatologia & Associados, em São Paulo.

Dr Elimar Gomes é médico dermatologista e cirurgião dermatológico pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina, doutor em Oncologia pelo AC Camargo Cancer Center e atua no Hospital BP Mirante e na EGDA – Elimar Gomes Dermatologia & Associados, em São Paulo.