(11) 5573-8735 / 5573-5528 / 5083-3491 sbd-resp@sbd-sp.org.br

Reportagem do telejornal “Bom Dia Brasil” revela casos de complicações de procedimentos estéticos realizados por dentistas

Veiculada na manhã de sexta-feira, 20 de setembro, a reportagem “Médicos alertam para o risco de fazer harmonização facial”, do jornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, mostrou dois casos recentes de complicações com preenchedores realizados em clínicas odontológicas. Em um deles, a paciente contou que teve risco de cegueira e de trombose e precisou tomar anticoagulante durante trinta dias. Hoje, está com necrose na região do nariz. “Se der certo, ótimo. Mas se der errado, dá muito errado”, comentou ela. A outra paciente também ficou com a face muito comprometida esteticamente. “Me arrependo por tudo, por não ter pesquisado antes. Eu fui por causa de uma indicação”, revelou. “Foi um sonho que virou pesadelo.” Ouvidos pelo Bom dia Brasil, os médicos Egon Daxbacher, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e André Maranhão, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica/RJ, esclareceram que esse tipo de procedimento não é simples como pode parecer, e que é importante que seja realizado  em um ambiente seguro e por um médico especializado em pele, que saberá como agir em caso de intercorrência.

Pela segurança do paciente

A SBD-RESP vem acompanhando de perto este preocupante cenário e as ocorrências de complicações com preenchedores que surgem no Brasil – lembrando que somos o terceiro país do mundo, depois de Estados Unidos e Japão, em número de procedimentos injetáveis. No dia 10 de agosto, a entidade realizou, com o apoio do Cremesp e a participação de profissionais de outras especialidades médicas, o Fórum de Segurança do Paciente, que resultou numa carta de intenções. No 5º Simpósio de Cosmiatria & Tecnologias da SBD-RESP, que aconteceu entre 22 e 24 de agosto, o tema voltou aos holofotes em uma mesa redonda interdisciplinar sobre acidente vascular com preenchedores, sob a coordenação dos médicos Drª Eliandre Palermo, Presidente da Regional São Paulo, e Dr. Dênis Calazans, Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Uma das discussões consensuais foi a de que, além da união das especialidades em prol da segurança do paciente, é também necessário educar a população sobre os riscos envolvidos em procedimentos injetáveis e sobre os cuidados que é preciso tomar.

Acesse a reportagem do Bom Dia Brasil:

https://globoplay.globo.com/v/7937878/programa/

 

Foto em destaque: reprodução da Internet.

SOBRE A SBD-SP

A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1970 para fomentar a pesquisa, o ensino e o aprimoramento científico da dermatologia como especialidade médica. Reúne, atualmente, mais de 2500 associados.

CONTATOS

Endereço: Rua Machado Bittencourt,
361 / cjs 1307 a 1312
Vl. Clementino – São Paulo-SP
CEP: 04044-001
E-mail: sbd-resp@sbd-sp.org.br
Tel/Fax: (11) 5573-8735, 5573-5528, 5083-3491

SEJA UM ASSOCIADO