Pesquisar

O pênfigo é um grupo de doenças autoimunes (causadas por anticorpos produzidos pelo próprio sistema imunológico do paciente). Esses anticorpos se depositam na pele e nas mucosas causam inflamação e formação de bolhas. Existem dois tipos principais de pênfigo: o vulgar e o foliáceo. Para esclarecer as principais dúvidas a respeito  da doença, conversamos com a Dra. Adriana Maria Porro, dermatologista, professora associada e vice-chefe do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP).

Pênfigos são contagiosos?

Não. Os pênfigos não são doenças contagiosas. 

Qual a explicação para o seu surgimento?

Como em tantas outras doenças autoimunes, não é sabido exatamente o que leva o sistema imunológico a produzir tais auto-anticorpos. 

Existe uma idade, sexo ou alguma outra característica na qual o pênfigo é mais prevalente?

Ele pode acometer homens e mulheres em qualquer faixa etária, mas é mais frequente a partir dos 40 anos. O pênfigo foliáceo endêmico (fogo selvagem) é mais comum em adultos jovens e adolescentes que vivem em áreas rurais. 

Poderia explicar um pouco mais sobre os principais tipos de pênfigos?

Pênfigo vulgar: as bolhas se formam na pele e nas mucosas;

Pênfigo foliáceo: as bolhas aparecem apenas na pele. Ele tem dois subtipos:

  • pênfigo foliáceo clássico; 
  • pênfigo foliáceo endêmico (fogo selvagem).

O pênfigo tem cura?

Como toda doença autoimune, os pênfigos podem ser controlados, mas é difícil falar em cura. Ou seja, alguns pacientes vão precisar tomar medicamentos por bastante tempo ou até por toda a vida. 

Quais são os tratamentos mais indicados?

São os corticosteróides e os imunossupressores. Estes medicamentos fazem o sistema imunológico do paciente parar de produzir os auto-anticorpos. 

Atualmente, por causa da varíola do macaco, as pessoas podem ficar confusas quanto ao diagnóstico do quadro e de pênfigo?

A varíola do macaco pode causar bolhas, mas, geralmente, elas contêm pus. As do pênfigo, diferentemente, contém um líquido bem claro em seu interior. 

A localização das bolhas, nos dois casos, também é diferente. Porém, em casos muito extensos de varíola do macaco pode, eventualmente, haver certa confusão em um primeiro momento quanto ao diagnóstico. 

Se eu notar a formação de bolhas pelo corpo, qual a melhor atitude tomar? Ir ao Pronto Socorro ou buscar ajuda direta de um dermatologista?

O profissional mais indicado para suspeitar e confirmar o diagnóstico de pênfigo é o dermatologista. Infelizmente, não é raro que os pacientes passem muitos meses indo a outros médicos ou em emergências médicas e acabem recebendo tratamentos inadequados antes de chegar ao dermatologista. 

O pênfigo pode ser grave?

Ele pode ser grave e até fatal (5 – 10% dos pacientes tratados). Se o tratamento não for o correto, essa porcentagem pode ser bem mais alta. 

Existem formas para evitar o surgimento dos pênfigos?

Como ainda não se sabe a causa exata da formação dos anticorpos, não há nada que possa ser feito para evitar a doença. Se o diagnóstico correto for feito desde o início e o tratamento adequado for realizado por um dermatologista experiente, a chance de evolução para uma forma mais grave, e mesmo o óbito, pode ser bastante reduzida.