Pesquisar

Neste artigo iremos explicar o que é o hemangioma, quais são os seus tratamentos, causas, principais tipos, se ele pode desaparecer sozinho, se surge mais em crianças, bem como seus primeiros sinais. Também vamos abordar o que um paciente deve fazer se notá-lo, se o seu aparecimento pode ser prevenido e se ele pode virar câncer. Para isso, tivemos a consultoria da médica dermatologista Silvia A. Soutto Mayor, responsável pela Dermatologia Pediátrica da Santa Casa de São Paulo e Mestre pela Santa Casa de São Paulo.  

O que é o hemangioma?

Hemangiomas são tumores vasculares benignos. Eles são comuns na infância. Em geral, aparecem nas primeiras semanas de vida e costumam crescer, rapidamente, durante o primeiro ano da criança.

Quais são os tratamentos?

Os hemangiomas da infância costumam crescer no primeiro ano de vida, mas, depois de alguns anos, tendem a diminuir de tamanho e volume (espontaneamente). Por esse motivo, nem todos os hemangiomas da infância exigem tratamento. Alguns deles, todavia, devido à localização, podem ocasionar dificuldades para que o bebê se alimente, respire, abra totalmente os olhos ou podem ulcerar, ocasionando dor. Estes, em específico, precisam de intervenção. Atualmente, medicamentos conhecidos como betabloqueadores (propranolol e atenolol) são os melhores para tratar os Hemangiomas da Infância. Essas medicações são de uso oral (para serem ingeridas). Existe a possibilidade de uso dos betabloqueadores sobre a lesão (na superfície do hemangioma) também, como tratamento tópico. Em ambos os casos, somente um médico pode prescrever tais ativos, após a análise de pele e de mucosa.

Quais são as causas?

As causas para o surgimento dos hemangiomas ainda não estão bem estabelecidas, mas alterações durante a gravidez, em geral, levam à proliferação desses vasos que darão origem aos hemangiomas. Eles são mais comuns em meninas e em bebês prematuros.

Quais são os tipos de hemangiomas?

Os Hemangiomas da Infância (que surgem nas primeiras semanas de vida do bebê e crescem rapidamente) são os mais comuns. Há ainda os Hemangiomas Congênitos (que já nascem com a criança). Esses últimos podem também involuirem rapidamente ou não involuirem. Há outras alterações vasculares que aparecem no bebê recém-nascido, de cor vinhosa, e que podem aumentar de volume. Elas costumam ser confundidas com o hemangioma, porém são malformações vasculares .

Há cura para o hemangioma?

Os Hemangiomas da Infância podem sim crescer e depois regredir ou até sumir sozinhos (em geral, eles deixam uma “sobra” de pele, pois eram volumosos e “murcham”). Já alguns Hemangiomas Congênitos e as malformações vasculares não.

Como é caracterizado um hemangioma?

É uma mancha avermelhada ou vinhosa no bebê recém-nascido. O ideal ao notar essa mancha é procurar a orientação do médico pediatra ou do dermatologista. Não é possível evitar o surgimento do hemangioma, pois ele é um processo que teve início durante o desenvolvimento do bebê, na gestação (intra útero).

Hemangioma é câncer?

Não. Como falamos no início, o hemangioma é um tumor (chamamos tumor tudo que tem volume) benigno.