Pesquisar

NOTA TÉCNICA À POPULAÇÃO

Sociedade Brasileira de Dermatologia esclarece sobre a segurança e a eficácia do Minoxidil oral no tratamento das alopecias

Diante do recente destaque da mídia relativo ao uso de Minoxidil oral no tratamento de casos de alopecia, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com o apoio de seu Departamento de Cabelos e Unhas, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

1. A queda de cabelo está entre os motivos mais frequentes de consulta dermatológica. O diagnóstico correto de suas diversas causas é fundamental para definição do tratamento. A alopecia androgenética á a causa mais prevalente de perda de cabelos na população em geral.

2. O tratamento clínico da alopecia androgenética (calvície) deve ser conduzido de forma individualizada, a partir do diagnóstico realizado por médico dermatologista. Este é o especialista preparado e capacitado para cuidar desses casos.

3. O tratamento embasado da alopecia androgenética envolve o uso de minoxidil tópico, de bloqueadores hormonais e do transplante capilar. Estes apresentam resultados com altos níveis de evidência científica.

4. O Minoxidil oral foi originalmente indicado no tratamento da hipertensão arterial (pressão alta) e seus efeitos colaterais reconhecidos para este uso. Nos últimos anos, seu uso em baixas dosagens foi estudado no tratamento das alopecias.

5. O minoxidil oral pode ser indicado em pacientes selecionados com alopecia. Seu uso criterioso, isolado ou associado a outras abordagens, ocorre por indicação médica. Avaliação clínica e cardiológica do paciente pode ser necessária previamente ao seu uso. No cumprimento de seu papel, o médico dermatologista fará a indicação, a prescrição e o acompanhamento do tratamento.

6. O medicamento Loniten® não está disponível comercialmente no Brasil, sendo que a manipulação do Minoxidil oral é controlada por receituário médico.

Finalmente, a SBD ressalta que a dermatologia é especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Comissão Mista de Especialidades, vinculada ao Ministério da Educação, como habilitada e capacitada para orientar pacientes em ações de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas à pele, cabelos e unhas.  Não há outra especialidade ou área de atuação com essa prerrogativa.

A SBD está atenta aos avanços técnicos e científicos em dermatologia, sempre atualizando seus associados quanto às melhores práticas clínicas e pronta a esclarecer informações, evitando expor pacientes à insegurança e à ineficácia.

São Paulo (SP), 10 de setembro de 2022. 

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA

Departamento de Cabelos e Unhas

Referências Bibliográficas

1. Adil A, Godwin M.J .The effectiveness of treatments for androgenetic alopecia: A systematic review and meta-analysis. Am Acad Dermatol. 2017 Jul;77(1):136-141. 2. Kanti V, et al. Evidence-based (S3) guideline for the treatment of androgenetic alopecia in women and in men – short version.J Eur Acad Dermatol Venereol. 2018 Jan;32(1):11-22 3. Manabe M, et al. Guidelines for the diagnosis and treatment of male-pattern and female-pattern hair loss, 2017 version.J Dermatol. 2018 Sep;45(9):1031-1043.  4. Cauhe J et al. Effectiveness and safety of low-dose oral minoxidil in male androgenetic alopecia..J Am Acad Dermatol. 2019 Aug;81(2):648-649 5. Sharma AN et al. Low-dose oral minoxidil as treatment for non-scarring alopecia: a systematic review. Int J Dermatol. 2020 Aug;59(8):1013-1019. 6. Randolph M, Tosti A.J. Oral minoxidil treatment for hair loss: A review of efficacy and safety. Am Acad Dermatol. 2021 Mar;84(3):737-746.

Nota retirada do site da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Leia na íntegra aqui.