Pesquisar

A gravidez é um período de grande mudança do corpo. Entre os desafios deste momento, quando o assunto é pele, podemos citar o melasma. Conversamos a respeito do assunto com o médico dermatologista Daniel Pinho Cassiano e respondemos dúvidas comuns que as grávidas têm sobre esse tema de grande recorrência. 

O que é o melasma?

São manchas crônicas e adquiridas na face. Elas têm coloração mais escura, aspecto rendilhado e aparecem nas áreas convexas do rosto. O melasma extra facial se apresenta no colo, lateral dos braços e posterior dos antebraços. 

Ele pode surgir apenas quando uma mulher engravida? Quem tem predisposição vai manifestar a doença mesmo sem engravidar?

Há uma predisposição genética, logo, pode aparecer em qualquer momento da vida. No entanto, são dois os gatilhos principais: a gestação e a exposição solar. 

A mulher pode ter uma rotina preventiva, para não sofrer com o melasma ao engravidar?

O mais importante é a fotoproteção. Além da aplicação rigorosa do filtro solar, o uso de chapéu e óculos escuros, quando exposta ao sol, deve ser estimulado. Além disso, o estresse oxidativo faz parte da fisiopatologia do melasma, portanto, a alimentação balanceada, a atividade física moderada e a rotina de trabalho com menos estresse, juntas, previnem as manchas. 

E se a grávida percebe que está aparecendo mancha de melasma no rosto, o que ela deve fazer e quem deve procurar?

O dermatologista é o médico que deve tratar o melasma. A paciente deve evitar ao máximo receitas caseiras ou cremes milagrosos. O melasma é uma doença crônica e a orientação por quem entende do assunto é fundamental.

Existe algum tratamento que a grávida pode fazer para melhorar o melasma?

Existem clareadores tópicos seguros para uso na gestação, como o ácido azelaico e a nicotinamida. Eles podem ser incluídos na rotina de skincare. Além disso, podemos prescrever antioxidantes tópicos ou orais, que complementam o tratamento.

Uma vez manifestado durante a gravidez, a pessoa terá o melasma para sempre?

O melasma iniciado na gestação parece ter um prognóstico melhor e pode desaparecer após o parto. No entanto, em alguns casos as manchas podem persistir. 

Qual tipo de protetor a grávida pode usar?

Filtro solar de amplo espectro com FPS>30 e, de preferência, tonalizado. O melasma pode piorar com as radiações do sol UV e visível (luz azul). O filtro solar com óxido de ferro (tonalizado/com cor) protege também contra a luz visível.

O tratamento da grávida com melasma deve ser feito em conjunto (com o ginecologista e o dermatologista)?

O ginecologista consegue orientar o uso de filtro solar. Para a prescrição dos clareadores, é necessário a expertise de um dermatologista.