Pesquisar
Crédito: Dr. Nilton Gioia Di Chiacchio

“A unha pode falar muito sobre a nossa saúde”. Muito provavelmente você já ouviu essa frase em algum lugar. Então o que fazer se ela apresentar manchas? Conversamos com o Dr. Nilton Gioia Di Chiacchio, médico doutor em dermatologia pela AMB e coordenador do departamento de unhas da SBD (2021-2022), a respeito do tema e esclarecemos as principais dúvidas pesquisadas nas plataformas de busca on-line sobre o assunto.

Se eu noto que apareceu uma mancha escura na unha, mas eu não bati a área e nem sinto dor local, o melhor a fazer é procurar o dermatologista ou o Pronto Atendimento?
O melhor é buscar um dermatologista, já que o profissional tem o treinamento adequado para examinar e chegar ao possível diagnóstico e, eventualmente, solicitar exames para que a causa do problema seja estabelecida, bem como o melhor tratamento.

O que é melanoníquia?
É a coloração escura das unhas. 

Se ela for uma mancha reta, larga ou estreita, ela pode então ser melanoníquia?
Melanoníquia é um termo usado para quando há um escurecimento da placa (unha). Isso ocorre independentemente da forma geométrica que tenha.

Quais são as causas da doença?
Basicamente, as melanoníquias podem ser divididas pela causa da pigmentação. Quando há pigmento melânico são chamadas de melanoníquias estriadas ou longitudinais. Também existem aquelas com ausência do pigmento melânico, como alguns tumores, hematomas, processos infecciosos (fúngicos e bacterianos), depósito de cosméticos ou tintas, e, eventualmente, até depósito de nicotina. 

Existe tratamento?
Sim. O tratamento é direcionado para a causa do problema. Daí a importância da avaliação de um dermatologista.

É contagioso?
Na maioria das vezes não; mas se a causa for infecciosa sim.

A mancha escura na unha pode ser câncer?
Sim. Tanto os com produção de pigmento melânico (melanoma) ou carcinoma espinocelular, dentre outros malignos e benignos.

A minha unha escura vai cair?
Não necessariamente. Depende da causa do escurecimento.

Se aparecer uma mancha clara nas unhas, também preciso buscar um dermatologista – ou só no caso das escuras?
Em qualquer mudança na coloração das unhas a procura pelo dermatologista pode ser feita. Existem condições inflamatórias e infecciosas e neoplásicas que podem apresentar uma coloração mais clara ou, eventualmente, avermelhada. 

Posso ir a manicure e pintar as unhas que estão com melanoníquia? E usar unha postiça?
Poder até pode, mas o problema é que você vai mascarar o aspecto e deixará de notar mudanças importantes nas alterações precoces de um possível câncer de unha.