Pesquisar

As estrias são cicatrizes que surgem em várias áreas do corpo, tanto em homens quanto em mulheres, e estão diretamente relacionadas a períodos de alterações hormonais, como a puberdade, a gestação e também a obesidade. Embora não prejudiquem a saúde, elas causam forte impacto na autoestima. Elaboramos um dossiê a respeito do tema para esclarecer as principais dúvidas sobre o surgimento de tais marcas na pele, quais são os principais tratamentos, se aquelas avermelhadas podem desaparecer, entre outros tópicos que causam dúvidas entre os pacientes dermatológicos. Para isso contamos com a ajuda da Dra. Tatiana Steiner, médica formada pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia SBD); com pós-graduação em Cirurgia Dermatológica pela Faculdade de Medicina do ABC e tricologia pela UMC. 

Resumidamente, as principais causas para o aparecimento de estrias são:

  • Aumento brusco do peso;
  • Sedentarismo;
  • Tendência genética;
  • Gravidez com muito aumento de peso;
  • Tratamentos médicos específicos – utilizando corticóide.

As mulheres são predispostas a desenvolver estrias, principalmente, no período da adolescência e da gravidez. Em homens é comum o aparecimento em algumas regiões do corpo, principalmente nas costas,  pelo estirão do crescimento, na adolescência. A variação de peso também alavanca o quadro, bem como fatores de atrito e prurido (coceira).

Evitando o surgimento

Cremes hidratantes previnem o aparecimento das estrias, pois deixam a pele com maior elasticidade e mais preparada para eventuais distensões. Usá-los, especialmente nas áreas mais susceptíveis, é uma boa dica para o dia a dia. O momento ideal para aplicação é logo após o banho, quando a pele está limpa e receptiva à penetração do produto. Além disso, os cremes hidratantes previnem o aparecimento da coceira, que é muito comum na fase inicial das estrias. Em relação ao uso de produtos para a gravidez, o ideal é que o creme tenha formulação completa onde haja associação de diferentes ativos hidratantes.

O melhor método preventivo

O creme é melhor que a loção cremosa quando o assunto é prevenção de quadros de estria, já que é mais gorduroso/denso. A loção, por sua vez, é melhor que o óleo (que tem um papel somente de formar uma película sobre a pele).

Silicone x estrias

É possível notar o surgimento de estrias ao fazer plásticas, como a colocação de silicone nas mamas ou nos glúteos. Isso pode ocorrer de forma abrupta se a pele não for preparada antes da cirurgia. Nesse aspecto, é interessante que haja muita discussão e planejamento entre o cirurgião e o paciente, pois o tipo de pele e também o tamanho da prótese influenciam no resultado final e efeitos indesejados, como as estrias.

Gravidez x estrias

Não está completamente esclarecido o motivo do surgimento de estrias durante a gravidez, mas, certamente, não é só por distensão da pele, já que mulheres que engordam pouco durante a gestação também podem ter estrias. O papel dos hormônios e também a tendência genética são importantes. 

Diferença entre estrias vermelhas e brancas

Existem tipos específicos de estrias. Saber identificá-los é importante na hora de amenizar o quadro:

  • VERMELHAS: são as chamadas estrias recentes. Elas apresentam inflamação local. Na fase inicial, as estrias geralmente são avermelhadas ou arroxeadas, e vão, gradativamente, assumindo a coloração branca. É comum a estria coçar nessa fase.
  • BRANCAS: são as estrias antigas, que já não apresentam reação inflamatória.
  • ATRÓFICAS: apresentam-se deprimidas em relação à superfície da pele.

Posto isso, muitos são os que perguntam se as estrias vermelhas “têm cura”. O tratamento depende do tipo, da quantidade e da localização das estrias. Quando ainda são recentes, vermelhas ou arroxeadas, podem ser tratadas com laser e também ácidos tópicos. Os lasers são os tratamentos mais potentes disponíveis, pois sua luz tem afinidade pelo pigmento vermelho, clareando a estria e produzindo uma melhora significativa.

Já a tretinoína tópica é o tratamento com ácido. Ela pode ser utilizada numa concentração de 0,1 a 1%, atenuando a diferença entre as estrias e a pele normal. Deve ser usada por um período de, pelo menos, 6 meses e associada com hidratantes potentes, para controle da irritação. 

Já as estrias brancas muito profundas não desaparecem 100%, mas podem melhorar. Há vários tratamentos para elas, como peelings, radiofrequência fracionada, laser de CO2 e subcisão. 

Infelizmente, depois que a estria se rompeu (e apareceu) é difícil conseguir removê-la completamente apenas com o uso de óleos e de cremes.

Micropigmentação de estrias é uma boa? E a carboxiterapia?

Sobre a famosa micropigmentação das estrias, se ela for realizada em um local de confiança, e por pessoas muito experientes, pode ser uma opção para minimizar o aspecto daqueles pacientes que possuem tais cicatrizes em muitas partes do corpo. Já a carboxiterapia não é um tratamento recomendado por dermatologistas, apesar de populares em clínicas de estética.

ESTRIAS: PRINCIPAIS TRATAMENTOS

  • Peeling superficial: esfoliação leve feita com o uso de ácidos (como o retinóico e o glicólico). Requer várias sessões, mas pode ter resultados interessantes.
  • Micro-dermoabrasão: consiste na esfoliação superficial da estria com o auxílio de uma lixa de diamante acoplada a um pequeno motor. Requer inúmeras sessões e tem resultados limitados. É uma alternativa de tratamento que pode ser realizada mesmo durante a gestação.
  • Subcisão: procedimento cirúrgico em que se utiliza uma agulha para executar movimentos de raspagens sob a estria. É indicado para estrias largas e atróficas e proporciona bons resultados. Pode deixar hematomas no local durante o processo de recuperação.
  • Laser: são os tratamentos mais potentes disponíveis. Alguns usam uma luz que tem afinidade pelo pigmento vermelho, clareando a estria e produzindo melhora significativa do quadro, principalmente no caso de estrias recentes (arroxeadas). Outros são atraídos pela água e agem na profundidade, criando assim microtúneis de ablação e/ou coagulação da pele (lasers fracionados) que são capazes de estimular a remodelação e a formação de um novo colágeno, melhorando também as estrias antigas (esbranquiçadas). Destes, o mais potente é o laser de CO2. Lasers devem ser usados com cautela, pois podem deixar manchas escuras onde aplicados, principalmente em peles mais morenas. 
  • Rolagem ou tratamento com “rollers”: são rolos cobertos por microagulhas que fazem microfuros na pele, promovendo estímulo do colágeno. Em alguns casos, é mesclado com produtos como ácidos ou vitamina C, a fim de permitir a maior penetração dos ativos por meio dos “túneis” criados na pele. Este é o princípio conhecido como “drug delivery”, muito em voga atualmente.

Todos os tratamentos citados devem ser feitos sempre por um médico habilitado, sendo um dermatologista o mais indicado. No caso de peles morenas o cuidado deve ser maior, pois estão mais sujeitas à manchas. Durante os tratamentos é contraindicada a exposição solar.