Pesquisar

Mesmo contendo 80% de mulheres, a Sociedade Brasileira de Dermatologia nunca havia formado uma chapa exclusivamente feminina em sua história

Representando a maior parcela da população em nosso país – em 2021, 51.1% da população brasileira era do sexo feminino – as mulheres estão em todos os lugares.
Com muita dedicação, trabalho e esforço, elas conquistam cada vez mais espaço, sem deixar de sinalizar que fazem questão de serem ouvidas e respeitadas.

Em 2024, número de mulheres médicas será maior que o de homens
Inclusive, a 6ª edição da Demografia Médica no Brasil 2023 – produzida pela Associação Médica Brasileira (AMB) e a Faculdade de Medicina da USP – apontou que, em 2024, as mulheres ultrapassarão os homens e se tornarão maioria na classe médica, com 50,2% do total de profissionais no país. Em 2035, a expectativa é que a porcentagem aumente para 56%.
Ainda segundo o levantamento, a dermatologia é a especialidade com maior número de mulheres, representando 78% dos dermatologistas do país.

Maioria, mas, infelizmente, ainda com pouca representação em cargos de liderança
Mas, infelizmente, apesar de serem a maioria, as mulheres ainda são minoria em cargos de liderança.
Na política brasileira, por exemplo, apenas 17,7% da Câmara dos Deputados é composta por mulheres (segundo dados da União Interparlamentar). Dos 32 partidos existentes, somente dois são comandados por mulheres.
Aliás, falando em mulher na política, você sabia que o Brasil ocupa a lista dos parlamentos federais com menos mulheres no mundo? As que persistem são constantemente atacadas pela violência de gênero, fato relacionado à tentativa de impedir que seus direitos prevaleçam nesses espaços de poder e liderança.
E não é só na política. Instituição centenária, desde sua fundação (em 1912), a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) nunca havia formado uma chapa exclusivamente feminina, mesmo contando com mais de 9 mil mulheres em seu quadro de associados – cerca de 80% do total.
“Mesmo representando a grande maioria dos associados da SBD, ainda existe uma dificuldade das mulheres em conseguir chegar aos cargos de liderança. E ocupando a maior parte do quadro de associados, é mais do que esperado que uma chapa fosse composta em sua grande maioria por mulheres, o que não foi sempre o que aconteceu historicamente. Nossa diretoria se sente muito honrada em ter sido eleita para representar os dermatologistas do Estado de São Paulo. Temos certeza que uma chapa feminina e jovem conseguirá entender de forma mais fidedigna os anseios dos nossos associados.
Sabemos que ainda falta muito, mas fazer parte da mudança e poder incentivar outras mulheres a estarem onde quiserem torna essa experiência ainda mais gratificante!
Mesmo assim, reforçamos a necessidade da inclusão da mulher em todos os âmbitos – seja na política, ou em outros cargos de liderança, em todas as esferas profissionais do país.”, explica a Dra. Flávia Ravelli, presidente da SBD-SP – Gestão 2023-2024

O mês da mulher dura o ano todo!
Mostrar que o silêncio não é uma opção diante de atitudes impensadas e retrógradas é uma forma de empoderamento feminino.
Afinal, o mundo não pode mais viver sem a determinação, a força, a inspiração e a dedicação diária da mulher. E uma sociedade que almeja o progresso precisa considerar as diferentes opiniões, respeitando os valores de cada um de seus componentes.

Em homenagem ao mês das mulheres, a SBD-RESP apoia, todos os dias, a ideia de uma sociedade mais justa e igualitária, que respeita a voz feminina e permite que suas ideias sejam ouvidas.
Se você também apoia essa ideia, junte-se a nós e amplie essa corrente de sororidade.