Pesquisar

Dermatite de contato: o que é, quais são os tratamentos indicados e suas causas

Pele avermelhada e coçando em uma área delimitada? Essas são duas características comuns da dermatite de contato, uma inflamação de pele que pode ser causada por substância irritante ou reação alérgica. Entrevistamos a médica dermatologista Rosana Lazzarini, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para tirarmos as principais dúvidas a respeito dessa condição que afeta muitos brasileiros e causa intenso desconforto.

O que é a dermatite de contato?

Trata-se de uma reação causada pelo contato de um agente agressor com a pele, fato que remete ao nome “Dermatite de Contato”. Ela pode ser irritativa ou alérgica. 

Irritativa:

A forma irritativa é causada por uma agente que, em contato com a pele, proporciona ruptura da barreira de proteção, desencadeando assim uma inflamação. Exemplo: uso diário de sabões e detergentes que acabam por lesionar a pele das mãos após um período de uso.

Alérgica:

A forma alérgica decorre do contato com um produto capaz de causar uma reação do sistema imunológico do indivíduo após semanas, meses ou anos. Por fim, leva a uma reação cutânea que se manifesta com eritema (vermelhidão), edema (inchaço local) e exsudação (saída de líquido claro das lesões), sendo tudo acompanhado de muito prurido (coceira). Nas formas crônicas a pele torna-se espessada, com a persistência da coceira. 

Quem está mais propenso a desenvolver a dermatite de contato?

As dermatites de contato, em geral, são mais comuns nos adultos jovens; mas qualquer idade pode ser afetada, como em crianças ou em idosos. Não existe um biotipo mais predisposto a tê-la e não existe período do ano onde a dermatite de contato é mais comum. 

A dermatite de contato tem cura?

A cura da dermatite de contato depende do reconhecimento da causa (o que causou o problema) e do indivíduo afastar-se dele. Além disso, pode-se utilizar medicamentos de uso local ou sistêmico, dependendo da intensidade e da extensão do quadro. Entretanto, não haverá cura se o agente causador não for retirado da vida do paciente. 

Na suspeita das formas alérgicas, é indicada a realização dos Testes de Contato para que o agente seja identificado de maneira correta. 

O que pode causar a dermatite de contato? 

Várias são as causas de dermatites de contato. As formas irritativas estão presentes em atividades em que há manuseio constante de sabões, detergentes, água ou ainda em indústrias onde os trabalhadores manipulam solventes para limpeza de peças metálicas, sujas de graxas e óleos. 

Entre as formas alérgicas, a causa mais comum são os metais, entre eles o níquel. Ele está presente em bijuterias, tesouras, agulhas de costura, alicates de manicures, ilhoses de roupas, fivelas de cintos e uma infinidade de objetos.

Quem tem dermatite de contato pode usar maquiagem e outros cosméticos?

Depende da causa da dermatite de contato. Se o agente causador estiver presente nos cosméticos, produtos adequados serão indicados, pelo dermatologista, para evitar a proximidade com ele. Exemplo: alguns pacientes desenvolvem dermatite de contato com algum conservante dos cosméticos. Desse modo, serão indicados produtos sem aquele conservante específico. 

Não basta o paciente utilizar por conta própria os chamados “produtos hipoalergênicos”. Neles podem estar presentes substâncias que, para aquela pessoa em especial, são causadoras da dermatite de contato. Um produto hipoalergênico não é isento de todos os produtos que causam alergia na pele.