Pesquisar

Estímulos para conhecer novos procedimentos estéticos aparecem a todo momento na vida de qualquer cidadão. São inúmeras as ofertas de protocolos para o corpo e para o rosto, além de postagens a respeito do tema nas redes sociais, principalmente ressaltando benefícios. Mas é necessário ter cautela e saber avaliar quem possui credenciais para fazê-los e quais realmente são funcionais.

Pela matriz de competências na formação do dermatologista, este profissional está apto a agir em tudo o que diz respeito aos procedimentos estéticos, porém, visto isso, é necessário entender quem é dermatologista legalmente.

Só é especialista em dermatologia quem possui o RQE (registro de qualificação de especialista) cadastrado no CREMESP. 

Mas como saber se uma pessoa é, de fato, médica, se realmente tem o RQE e como um paciente tem certeza que aquele médico faz parte da Sociedade Brasileira de Dermatologia?

Chamamos Juliana Takiguti Toma, dermatologista e conselheira do CREMESP, para esclarecer o tema e ajudar na escolha de um profissional que esteja dentro dos requisitos básicos para desempenhar a função.

Como uma pessoa pode saber se o médico está com o CRM ativo?
Para saber se uma pessoa é médica, é necessário acessar o site do Conselho Regional de Medicina do estado onde reside. Se você for de São Paulo, acesse o site do Cremesp: www.cremesp.org.br
Na aba “serviços” tem um ícone “pesquisar médicos”. Ao digitar o nome do médico, ou o número do CRM, você consegue identificar se a pessoa é médica, se está habilitada a atuar como médica e também se possui alguma especialidade médica, bem como o registro dessa especialidade (RQE). Caso o médico não tenha especialidade, vai estar escrito “não possui especialidade registrada”. 

Como um paciente pode descobrir se o médico faz parte da Sociedade Brasileira de Dermatologia?
Existe outra forma de descobrir se o seu médico é especialista em dermatologia. Isso ocorre por meio do site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (www.sbd.org.br). Ali, tem uma aba do paciente com a opção “pesquise um dermatologista”. Lá você consegue identificar se o seu médico é dermatologista e também todos os dermatologistas da sua cidade. Se o seu médico não for localizado, significa que não tem o título de dermatologista registrado na SBD. 

Existe um vencimento dos títulos citados anteriormente? Ou seja, talvez um dia ele já fez parte da SBD ou teve o CRM ativo, mas agora está inativo?
Caso o médico infrinja as normas do Código de Ética Médica, ele pode perder a carteira e a autorização para exercer a medicina. Nesse caso, o seu status no site do Cremesp fica como inativo ou cassado. A pessoa nessa condição, portanto, não é mais considerada médica. 

Quais procedimentos estéticos feitos por dermatologistas exigem centro cirúrgico?
Procedimentos que envolvam anestesia geral devem ser realizados em centro cirúrgico, no hospital.

Por que é importante fazer tal protocolo no hospital?
A maior questão está na segurança, caso algum evento adverso ocorra. A infraestrutura do hospital é muito superior.

Como um médico consegue ser membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia? Existe uma prova?
Para ser membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia é necessário passar em uma prova de título de especialista, a TED. Essa prova constata se o médico tem o conhecimento suficiente e pode atuar como especialista. Uma vez que o médico consiga passar nesta prova, ele pode ser considerado especialista. 

Para obter o título de especialista em dermatologia há apenas duas maneiras: passar na prova de título da SBD ou fazer residência médica em dermatologia, em um serviço credenciado. Com o título de residência ou o TED o médico pode registrar a sua especialidade no Cremesp e obter o Registro de Especialista, RQE. 

 

“A busca pela selfie perfeita, sem passar por uma cirurgia, aumentou a procura por procedimentos minimamente invasivos nos últimos anos. Apesar de não terem os mesmos riscos de um procedimento cirúrgico, não são livres de complicações. Nesse sentido, é muito importante certificar-se de fazer esses procedimentos com um médico experiente e especialista, que saiba lidar com essas complicações, caso elas ocorram. A dica é, antes de realizar qualquer procedimento, certifique-se de que esse médico é especialista e tem a certificação para realizar os procedimentos. Não economize com a sua saúde”, finaliza a especialista.