Pesquisar

Nota de apoio à iniciativa do MEC de avaliação seriada para estudantes de Medicina

O Exame do Cremesp se consolidou nos últimos anos como abalizador do ensino médico no Estado de São Paulo. Em sua 11ª edição no ano passado, conquistou a confiança de instituições públicas e privadas, que passaram a considerá-lo para a contratação de profissionais pelo mercado de trabalho e na seleção dos programas de Residência Médica. Esse é o resultado de uma longa trajetória de luta pela qualidade do ensino médico no País e, consequentemente, por uma melhor assistência em Saúde.

Por isso, apoiamos a iniciativa do MEC na criação do sistema de Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), por meio da Portaria nº 168/16, no sentido de adotar uma prova obrigatória para alunos dos cursos de Medicina, com testes de formato pedagógico, aplicados a alunos do 2º e 4º anos. No 6º ano, a avaliação de conhecimentos terá caráter de aprovação, ou seja, apenas aqueles que atingirem a nota de corte poderão se graduar. Com isso, evitaremos que profissionais sem as mínimas condições de exercer a Medicina assumam postos no mercado de trabalho.  A determinação do MEC, que passará a valer para alunos que ingressaram em 2015 em cursos de Medicina interromperá um longo ciclo de aprovação quase automática, perniciosa ao compromisso das escolas médicas para com seus alunos e dos egressos para com seus futuros pacientes e, ainda, estabelece um processo de avaliação para aferir a qualidade dos cursos de Medicina.

Sabemos que a maioria dos médicos recém-formados irá atuar, em seus primeiros anos de carreira, nos prontos-atendimentos e emergências onde o erro ou a hesitação pode ser fatal para os pacientes. A deficiência na formação do médico tem sido uma situação adicional perigosa para o já combalido sistema de saúde brasileiro. A medida do MEC vem ao encontro dos princípios pelos quais o Cremesp tem se pautado ao protagonizar essa causa no País há mais de uma década. Com o Anasem, nosso ideário em defesa da boa prática médica foi endossado e pode ser aprimorado em nível nacional em benefício da população, sem detrimento à luta contra a abertura indiscriminada de escolas médicas.

O Cremesp se propõe a participar e aguarda a necessária regulamentação desta Portaria.

 

São Paulo, 11 de abril de 2016

Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo