Pesquisar

A cantora Kelly Key, a apresentadora Marília Gabriela e Valentina Ferragni, influenciadora digital italiana, são algumas das famosas que usaram seus expressivos números de seguidores em redes sociais para alertar sobre o câncer de pele que tiveram, chamado carcinoma basocelular. Mas as dúvidas sempre surgem a respeito do tema. Então convidamos o médico dermatologista Reinaldo Tovo Filho para esclarecer as principais, como características, métodos de prevenção, taxa de cura e desenvolvimento.

O que é o carcinoma basocelular e quais são as suas características?

Ele é o câncer de pele mais comum, tendo a prevalência de 65% dos casos. 

Existem diversos tipos de carcinoma basocelular. O mais recorrente é aquele que parece um nódulo, uma pápula ou uma bolinha que vai crescendo e ficando com a borda mais elevada. Tantas vezes, podemos observar veias e vasos na periferia da lesão. Também é possível notar, em alguns quadros, a ulceração, uma ferida central que acaba sangrando.  

Quais regiões são as mais comuns para o desenvolvimento desse tipo de câncer de pele?

O carcinoma basocelular é mais comum em áreas de exposição ao sol, como na face, na região da fronte, no nariz e na orelha. Dificilmente você encontrará um carcinoma basocelular num local de mucosa. 

Quais são as características que um leigo precisa ter em mente para desconfiar de alguma lesão de pele?

Toda ferida que começa a crescer, a sangrar e não melhora pode ser um câncer de pele.

Quais são os tratamentos para o carcinoma basocelular?

Os tratamentos de carcinoma basocelular, que também pode surgir como uma mancha avermelhada, podem ser feitos de maneira simples. Bem no início, quando ele é conhecido como carcinoma basocelular superficial, ele pode receber um tratamento local, por meio de cremes ou nitrogênio líquido. Quando esse carcinoma basocelular evolui, ficando maior e mais agressivo, é feito um procedimento cirúrgico. 

O carcinoma basocelular tem cura?

As chances de cura são de quase 100%, principalmente quando diagnosticado precocemente. Ele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos e com a pele clara, olhos claros e cabelos claros, pois este fototipo tende a sofrer mais com o impacto da radiação solar. 

Existem boas formas de prevenção, em relação ao carcinoma basocelular?

Sim. Por meio da exposição solar adequada. Evitar o horário das 10h – 15h, usar fotoprotetor e roupas ou acessórios com proteção UV.

 

Dr. Reinaldo Tovo Filho, mestre em Medicina/Dermatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Chefe e Coordenador do Serviço de Residência Médica em Dermatologia do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.