Pesquisar

O caminhão do Tour Nacional de Combate ao Câncer da Pele estacionou neste sábado (12) em Jequiá da Praia, no Litoral Sul alagoano. O projeto, realizado há sete anos pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), acontece pela primeira vez no município.

Neste sábado e domingo (13), das 9h às 15h, o caminhão do projeto fica em frente o Centro de Saúde Sinhá Cavalcante, e dezoito dermatologistas realizam consultas com a população, com o objetivo de identificar casos de câncer de pele na população.

O atendimento é gratuito e qualquer pessoa que chegar ao local é atendida. Primeiro os pacientes passam por uma triagem e, caso seja necessário, vão para a consulta. Os casos identificados e que não puderem ser resolvidos no local, serão encaminhado para o Hospital Universitário.

O Tour de combate ao Câncer da Pele disponibiliza, pela primeira vez, exames com o Fotofinder, um equipamento de alta tecnologia que facilita o diagnóstico do câncer da pele de forma rápida e precisa. Este aparelho está disponível em apenas quatro hospitais de todo o Brasil.

Campanha
O Tour de Combate ao Câncer da Pele faz parte do Programa Nacional de Combate ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) – considerada a maior campanha médica do mundo pelo Guiness World Records. Segundo a entidade, 90% dos casos de câncer de pele podem ser tratados, quando detectados precocemente.

O caminhão já percorreu mais de 69 mil quilômetros, visitou 56 cidades em 22 estados, atendeu mais de 16 mil pessoas gratuitamente e realizou mais de 1.500 diagnósticos de câncer da pele. Nesta edição, ele visitará um total de 11 cidades do Brasil.

Durante o mutirão, são oferecidos atendimentos gratuitos e esclarecimentos sobre cuidados e prevenção do câncer da pele, incentivando os possíveis pacientes de risco a fazer o exame preventivo, que é realizado no próprio local. As equipes de atendimento são formadas por dermatologistas locais da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Fonte: G1