Pesquisar

Confira o que aconteceu no primeiro dia de evento

Antes das 9h da manhã de quinta-feira, já era extensa a fila de credenciamento no Centro de Convenções do Hotel Windsor Oceânico, no Rio. Dermatologistas de todas as partes do Brasil chegavam para os cursos que abririam o primeiro dos três dias do 9º Simpósio de Cosmiatria e Laser & 3º TeraRio, evento realizado pela SBD Nacional em parceria com a Regional Rio de Janeiro. Com vagas esgotadas, os três cursos abordaram assuntos que estão bastante em alta na dermatologia: toxina botulínica, rejuvenescimento facial e cosmiatria de cabelos e unhas.

Após a pausa para o almoço, os cerca de 700 inscritos já se encontravam no auditório para o circuito de palestras da tarde de quinta, que se iniciou com o TeraRio e o bloco “Doenças da Face: Como eu trato?”, que, além de dermatologistas, teve como convidada especial a oftalmologista Luciana Albuquerque.

A tarde seguiu com as palestras do Simpósio, que foi dividido em dois blocos: laser e cosmiatria. No bloco sobre laser, que foi coordenado pela Dra. Valéria Barreto Campos, de São Paulo, o tema “Lasers e Lesões Vasculares” chamou bastante a atenção. Contando com a participação do Dr. Simão Cohen, Dr. Ricardo Shiratsu, da Dra. Marcia Linhares e do presidente da SBD-Resp, Dr. Reinaldo Tovo Filho, a aula foi marcada por debates, opiniões e experiências diferentes acerca das diversas aplicações do laser, sendo uma prévia do que está por vir na 21ª Radesp, que acontece entre os dias 2 e 5 de novembro, em São Paulo.

“Teremos um dia muito polêmico, um dia inteiro dedicado a controvérsias, onde cada médico defende um ponto de vista sobre uma doença, tratamento ou tecnologia. Será um verdadeiro embate”, disse o Dr. Reinaldo Tovo Filho sobre a Radesp.

O bloco sobre cosmiatria também abordou assuntos bastante recorrentes em consultórios dermatológicos, como acne da mulher adulta, celulite e flacidez corporal, gerando debates entre palestrantes e plateia, que foi bastante participativa no primeiro dia de evento.

Até o último minuto, o auditório ainda se encontrava cheio, confirmando as expectativas de que o evento seria um sucesso de público e de aprendizado, onde médicos de diferentes partes do país se reúnem na mesma sala para debater, trocar experiências e expandir o conhecimento.

Vídeos

Galeria de fotos

Confira o que aconteceu no segundo dia de evento

Com palestras iniciadas logo cedo, pontualmente às 9h, o segundo dia do 9º Simpósio de Cosmiatria e Laser & 3º TeraRio já contava com um auditório cheio logo pela manhã.

Com as aulas acontecendo rigorosamente dentro do horário, mérito da organização do evento, dermatologistas começaram o dia de aprendizado com o bloco sobre Cosmiatria, que abordou a real eficácia dos cosmecêuticos na pele humana e os tipos de toxina botulínica disponíveis no mercado, dois assuntos que estão bastante em alta na dermatologia e que foram alvo de muito debate.

O bloco do dia reservado ao TeraRio, cujo tema foi “Qual a sua conduta? (Doenças comuns do consultório)”, teve um tempo maior reservado para discussão, fator elogiado pelos presentes.


Este formato, que privilegia as discussões e as controvérsias, será amplamente explorado no próximo evento da Regional São Paulo, a XXI Radesp, que acontece entre os dias 2 e 5 de novembro em São Paulo – SP.

“Teremos um dia inteiro de controvérsias. Cada médico defende um ponto de vista quanto a uma doença, um tratamento ou uma tecnologia”, explicou o presidente da regional paulista, Dr. Reinaldo Tovo, acrescentando que as discussões ocorrerão num palco de MMA. “Inclusive ocorrerão algumas lutas!”, contou.


Encerrando a primeira parte do evento carioca, a Dra Flávia Addor assumiu o púlpito para compartilhar com os congressistas sua experiência sobre o tema “Inflammaging e Envelhecimento Cutâneo”.

“Está muito interessante, temos mais de 700 dermatologistas aqui, com muitas novidades nos tratamentos de envelhecimento”, disse a doutora.

Após a pausa para o almoço, foi a vez do bloco sobre Laser, com coordenação do Dr. Paulo Barbosa. A atividade foi dividido em três temas: tratamento da alopecia androgenética com infusão transdérmica de fármacos, rejuvenescimento facial total associado a tecnologias e laser fracionados ablativos e não ablativos e ultrassom microfocado (rejuvenescimento, cicatrizes, estrias). O bloco foi baseado nos debates entre os participantes da mesa, que era composta por dermatologistas de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Paraná e de Minas Gerais, o que deu bastante diversidade à discussão.

O segundo bloco do TeraRio tratou do tema “Manejo da Droga”. A sessão seguinte, novamente sobre cosmiatria, encerrando o segundo dia de palestras.

Galeria de fotos

Vídeo

Em breve.