Pesquisar

Clique nas barras para ver o resumo e os números do evento, a galeria de fotos e os depoimentos em vídeo de alguns dos participantes e organizadores da Jornada Multisserviços.

Resumo do evento

São Paulo reviveu, neste sábado, um modelo de evento científico que há muito não se organizava no meio dermatológico. Os mais de 400 participantes que compareceram ao WTC Hotel para a Jornada Multisserviços da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD-RESP), presenciaram a apresentação de 34 casos científicos, com participação dos 22 serviços de dermatologia do estado, comentários de experts e premiação do melhor caso de cada bloco. Os residentes apresentaram casos muito interessantes, alguns raros e com manifestações exuberantes, seguidos por momentos de intensa discussão que envolveu, com entusiasmo, colegas experientes de todo estado e de outras partes do país.

O pontapé inicial foi dado pelo bloco dermatoses vasculares, composto por 3 casos clínicos. A Dra. Flávia Regina Ferreira, expert responsável por comentar o bloco, elogiou o cuidado na documentação dos casos, com ótimas e variadas imagens das lesões em todos os estágios. O caso vencedor do bloco, do Hospital do Servidor Público Estadual, foi o escolhido pela maioria dos presentes, que receberam um dispositivo para votação que permitia à organização aferir, em tempo real, os votos. Esse mecanismo se repetiu em todos os oito blocos seguintes e os palestrantes responsáveis pelos melhores casos foram premiados com uma inscrição para a 21a Reunião Anual dos Dermatologistas do Estado de São Paulo (Radesp), que será em novembro, no mesmo local.

Chamou atenção as discussões que sucederam os casos, sempre abrangentes e agregadoras. O Dr. Ival Peres Rosa, por exemplo, colocou aos presentes sua preocupação em mostrar tratamentos acessíveis à população. “O Brasil é um país pobre”, justificou.

O presidente da SBD-RESP, Dr. Reinaldo Tovo Filho, exaltou este formato de evento científico, com maciça participação dos serviços que, segundo ele, apresentaram casos de excelência, como há muito tempo não se via.

“É um formato antigo, que dava muito certo e foi perdendo sua característica com o tempo, mas que voltou agora, dando a oportunidade para se discutir os casos de clínica, de cirurgia e de cosmiatria na sua grande intensidade de fotos, de revisões bibliográficas e de condutas terapêuticas inovadoras”, opinou o Dr. Tovo.

Embora tenha sido estruturada basicamente para a discussão dos casos trazidos pelos serviços credenciados, a Jornada também contou com duas palestras. O filósofo Clóvis de Barros Filho, professor da Universidade de São Paulo (USP), palestrou durante quase uma hora sobre Ética. Possuidor de uma oratória invejável, encantou a plateia e arrancou boas gargalhadas com suas histórias pessoais, as quais usou de exemplo para discutir um tema tão sensível e complexo. A outra palestra, esta sobre um tema dermatológico, foi conferida pela Dra. Flávia Addor, apresentando o tema nutracêuticos.

Os blocos da tarde, que abordaram os temas dermatoses neoplásicas, terapêutica dermatológica e medicina interna, trouxeram ainda mais casos clínicos, repetindo-se o ótimo aproveitamento obtido pela manhã.

Observando o auditório cheio até o final do dia, o coordenador do evento, Dr. John Veasey, mostrou-se entusiasmado com o resultado: “Tivemos uma resposta muito boa dos palestrantes, da plateia que esteve aqui e vamos ver se conseguimos manter esse tipo de evento os próximos anos”, disse o doutor.

 

Obrigado a todos os participantes! Fique tento ao calendário da SBD-RESP no site e participe dos próximos encontros científicos.

Casos vencedores

BLOCO DERMATOSES VASCULARES
CASO 02: Hospital do Servidor Público Estadual (Histiocitose Intravascular)
Apresentadora: Ticiana de Abreu Castelo Branco Diniz

BLOCO CIRURGIA DERMATOLÓGICA
CASO 02: Hospital Universitário de Taubaté (Enxerto por Raspagem Epidérmica)
Apresentadora: Beatriz Lopes Ferraz Elias

BLOCO DERMATOSES INFECCIOSAS
CASO 06: Hosp Univ Wladimir Arruda – UNISA (Sífilis Maligna Precoce)
Apresentadora: Bianca Pinheiro Bousquet Muylaert

BLOCO DERMATOSES NEOPLÁSICAS
CASO 01: Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos (Linfoma NK)
Apresentadora: Simone de Sá Neto

BLOCO TERAPÊUTICA DERMATOLÓGICA
CASO 03: Hospital do Servidor Público Estadual (Iodeto de potássio na Síndrome de Sweet)
Apresentadora: Yasmin Gama Abuawad

BLOCO MEDICINA INTERNA
CASO 06: Complexo Hospitalar Heliópolis (Eritema Elevatum Diutinum)
Apresentadora: Angela Sanderson