Pesquisar

Aconteceu no sábado, 26 de setembro, o penúltimo evento científico do ano foi muito proveitoso para os participantes. Realizados no Hotel Renaissance, em São Paulo, o 4º Curso de Educação Médica Continuada em Dermatologia (CEMCD) e a Jornada Paulista de Dermatologia do HC-FMUSP contaram com mais de 350 inscritos.

Retomando o que acontecia nas antigas Jornadas, o período da manhã foi dedicado a exames de pacientes da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e discussão sobre os casos apresentados. Para a ocasião, foram selecionadas tanto dermatoses raras quanto as comumente observadas na prática diária.

4cemcd_02Abrindo a programação da tarde, Dr. Reinaldo Tovo Filho, presidente da SBD-RESP, chamou ao palco Paulo Storani, ex-capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e consultor do filme Tropa de Elite, do diretor José Padilha. Storani animou o auditório ao relatar de um jeito descontraído situações comuns de sua vivência no batalhão.  Explorando conceitos como missão, valores, disciplina, trabalho em equipe e persistência, entre outros, Storani traçou um paralelo interessante com o que os médicos enfrentam no exercício da profissão e aqueceu a plateia para os três blocos seguintes.

O primeiro deles, Cirurgia e Anatomia, foi coordenado  pelo Dr. Gabriel Gontijo, presidente da SBD Nacional, e trouxe assuntos variados: condutas adequadas em tumores recidivados, zonas de perigo da face, complicações oriundas de preenchimento do sulco nasogeniano e apresentação de técnicas cirúrgicas diferenciadas.

O segundo bloco, Histológicos Conflitantes, que teve a coordenação da Dra. Rute Lellis, responsável pela Dermatopatologia do Serviço de Dermatologia da Santa Casa, e pelo Dr. John Veasey, secretário da SBD-RESP, abordou casos complexos relacionados ao assunto, como Queratose Actínica BowenóideNevo com Atipia Intensa e Como Interpretar Margens Cirúrgicas nos Tumores Cutâneos. Para encerrar o evento, o terceiro bloco, Cabelos, também coordenado pelo Dr. John Veasey, foi focado nas últimas tendências em Tricologia: intradermoterapia e laser em alopecia e novidades em transplante capilar.

Como se vê, foi um sábado de muito aprendizado, com conteúdo variado e de grande aplicação prática apresentado em palestras com 10 minutos de duração cada uma. Para usar as palavras de Paulo Storani, ninguém pediu para sair.