Pesquisar

Foi realizada no sábado, 19 de setembro, a XIII Jornada Dermatológica Prof. Dr. Ney Romiti, no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos (SP). Durante o encontro, além da homenagem ao saudoso médico que faleceu em março deste ano, foram discutidos casos clínicos de interesse científico, com enfoque nos pacientes em estudo.

Todos os Serviços de Dermatologia do estado de São Paulo estavam representados nesta edição, que contou com a presença de vários professores. Isso sem falar da participação de cerca de 100 dermatologistas, incluindo os residentes. O staff do Serviço de Dermatologia de Santos fez bonito e compareceu em peso.

“Gostaria de ressaltar também a participação do número expressivo de colegas do Serviço da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Eles vieram ao evento em um ônibus exclusivo. Capitaneados pela Chefe do Serviço Profª Drª Roberta Buense Bedrikow, estiveram presentes professores como Rosana Lazzarini, Marcus Maia, Thais Proença, Adriana Pessoa Mendes Eris, Karine Simone, além de John Veasey, também representando a SBD-RESP”, conta a Drª Sandra Dinato, coordenadora do evento e Profª Responsável pelo Serviço de Dermatologia da Fundação Lusíada do Centro Universitário Lusíada (UNILUS) – Hospital Guilherme Álvaro (HGA).

Drª Sandra destacou outros presentes: Renato Rios, representando o Departamento da Associação Paulista de Medicina de Santos; o casal de médicos Silvania Pinheiro Rosa e Elemir Macedo de Souza, de Campinas. Do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), vieram os professores-doutores Ricardo Romiti, Vitor Reis, Beni Grinblat e Helena Olegário, e da Faculdade de Saúde Pública da USP, o Prof. Dr. Luiz Jorge Fagundes.

Também estiveram presentes, o Prof. Dr. Artur Antônio Duarte, da Universidade Santo Amaro (Unisa); Profª Drª Solange Teixeira da Universidade Federal de São Paulo; Prof. Dr. Mario Cezar Pires do Hospital Padre Bento de Guarulhos; Prof. Dr. Domingos Jordão Neto do Hospital Heliópolis; Profª Monica Aribi Fizbaum da Universidade de Mogi das Cruzes; da Silvia Kaminsky Clínica Skinlaser Profª e muitos outros profissionais.

Destaque também para os professores-doutores Helena Müller, e o casal Alice e Maurício Alchorne, que compareceram a todas as jornadas desde sua criação.

Homenagem ao Prof. Dr. Ney Romiti

Dra. Sandra Dinato abriu a Jornada, chamando ao palco os integrantes da mesa de homenagem: professores-doutores Ricardo Romiti (filho do homenageado), Alice Alchorne, Luiz Jorge Fagundes, Mauro Cesar Dinato e José Roberto Paes de Almeida.

A família do homenageado também estava presente: a esposa Heike Romiti, a nora Alessandra Romiti e os netos Luisa e Gustavo.

Depois, de agradecer a participação de todos, Dra. Sandra contou a história das jornadas. Corria o ano de 2003 e acontecia em Santos a 115ª Jornada Dermatológica Paulista da SBD-RESP. Alice Alchorne, que presidia o evento, foi procurada por grupo de médicos, questionando sobre a possibilidade daquela ser também a 1ª Jornada Dermatológica Prof. Dr. Ney Romiti. O pedido foi aceito imediatamente e, desde então, as jornadas passaram a ser realizadas anualmente. Curiosidade: Drª Alice foi a primeira assistente de Ney Romiti na Faculdade de Ciências Médicas de Santos, hoje UNILUS.

Nesses 13 anos, vários médicos foram palestrantes do evento: os professores-doutores Evandro Rivitti, Nelson Guimarães Proença e Sebastião de Almeida Prado Sampaio, entre outros.

“Durante a homenagem, Ney Romiti foi lembrado não apenas por sua cultura, mas por sua integridade, ética e responsabilidade e também por seu lado humano e amigo.  Ele sempre atuou com determinação e entusiasmo”, conta Drª Sandra.

Foi exibido um vídeo com alguns momentos de sua vida familiar, estudantil, profissional, acadêmica e esportiva. Em seguida, os colegas e também professores-doutores Nelson Guimarães Proença, Jayme de Oliveira Filho e Carlos Roberto Antonio, que não puderam comparecer ao evento, surgiram na tela falando sobre o amigo.  Na sequência, momentos muito emocionantes, com alguns colegas e amigos dando depoimentos pessoais de sua relação com Romiti. Seu filho Ricardo também se pronunciou falando sobre o professor e o pai. Finalizando, Sandra Dinato lembrou o início de sua carreira com o professor: “Ele me recebeu de braços abertos e só posso ser eternamente grata por isso”.

No final, a secretária Rose Silvestre, do Serviço de Dermatologia do HGA, entregou flores a Heike Romiti, que, muito emocionada, agradeceu a homenagem.

Em seguida, teve início a discussão dos casos clínicos. A mesa foi composta pelos professores-doutores Elemir Macedo de Souza, Mario Cezar Pires, Vitor Manoel dos Reis, Maurício Alchorne, Helena Müller e John Veasey. Já a Histopatologia foi coordenada pelo Prof. Dr. Angelo Sementilli. Sandra Dinato e José Roberto Paes de Almeida, que também participaram da mesa, deixaram vaga a cadeira central. Uma homenagem a Romiti, pois esse era o lugar que  ele sempre ocupava nas jornadas. E, como ele sempre fez questão, com esses dois médicos ao seu lado.

Galeria de fotos

santos-3-2santos-2-2santos-1-2santos 18-2santos 17-2santos 15-2santos 14-2santos 12-2santos 11-2santos 10-2santos 9-2santos 8-2santos 7-2santos 6-2santos 5-2santos 4-2