Pesquisar

“Problema de pele não impede ninguém de sonhar nem de lutar”. Este é o recado de Winny Dias, que acaba de conquistar a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Karate de 2017. Patrocinada pela SBD-RESP e integrante do Dermacamp desde 2001, a atleta já havia arrematado o ouro em 2016. Mas o caminho até o pódio não foi fácil.

Com diploma de técnica de enfermagem e formada em História e Filosofia, Winny nunca conseguiu trabalho nessas áreas — o preconceito enfrentado acabou minando sua confiança. Ela nasceu com ictiose lamelar e, desde criança, convive com os olhares assustados das pessoas no dia a dia. “Evitam sentar ao meu lado no ônibus e me cumprimentar, e os religiosos sempre querem me levar para igreja”, conta.

Até mesmo no ambiente acadêmico ela foi alvo de discriminação. No estágio do curso de técnica de enfermagem, por exemplo, a professora não a deixava realizar procedimentos como curativos. Depois, no curso de História e Filosofia, um professor questionou o seu problema de pele diante de toda a turma. “Após o episódio, alguns alunos se afastaram de mim, entre eles, um amigo de infância que fazia o mesmo curso”, lembra Winny.

Situações como esta abalaram tanto a autoestima de Winny a ponto de ela não ter mais  vontade de sair de casa. Até que em 2015, reencontrou um antigo professor de karate, o Sensei Alex de Castro, e voltou a treinar, descobrindo no tatame um mundo livre de preconceitos. Winny conta também com a ajuda da Sensei Mariele de Sousa, que a orienta nas avaliações de faixa, e dos colegas, principalmente, de Juscilene Magalhães, que a enturmou também fora dos treinos, apresentando novos amigos. “Meus professores e colegas de karate nunca me trataram diferente e sempre depositaram confiança em mim. Isto me deu motivação para competir.”

Em dois anos de prática, Winny acumula nada menos que 34 medalhas, sendo 8 de ouro, 10 de prata e 16 de bronze, e já sonha com os Jogos Olímpicos. Entre as inúmeras conquistas, vale destacar o título de campeã brasileira de karate, em 2016, e o 3º lugar no pódio da final do Campeonato Brasileiro de Karate, em 2017 – resultados que a consagram entre as melhores atletas do país.

O esporte, o apoio constante do Dermacamp, onde hoje atua como monitora e coordenadora de acampamentos, e o patrocínio da SBD-RESP desde 2016, que contribui para a compra de kimonos e acessórios de luta, além de cobrir os custos das viagens, fizeram de Winny uma vencedora em vários sentidos. “Aprendi a me aceitar da forma que sou. Não vivo mais atrás do espelho e sim na frente dele.”