Pesquisar

RESUMOS DOS DIAS

26/11

A previsão do tempo assustava, com promessas de chuva forte e bastante frio em Campos do Jordão. Mas os participantes da 20a Reunião Anual dos Dermatologistas de São Paulo – Radesp e do 8o Simpósio de Cosmiatria e Laser, eventos que acontecem simultaneamente desta quinta-feira à sábado, foram recebidos com sol e um clima bem agradável na cidade.

Já às 8h, o Campos do Jordão Convention Center e seus arredores, na Vila de Capivari, se moldavam à circulação de aproximadamente duas mil pessoas que participam do encontro. A programação passeia pelos principais temas da dermatologia, e começou com o bloco Comparando Abordagens Terapêuticas, moderado pelo Dr. Geraldo Magela Magalhães (MG). A tônica das atividades do primeiro dia, aliás, foi exatamente a apresentação de controvérsias e comparações, incentivando a reflexão e fomentando a discussão entre palestrantes e plateia.

A sintonia entre a Sociedade Brasileira de Dermatologia e a Regional São Paulo, organizando de forma conjunta os dois eventos, foi uma inciativa pioneira muito elogiada. A Dra. Izelda Costa pontuou que esta fusão também gera economia para o dermatologista.

“A gente sabe o esforço de reunir dois grandes eventos em um só”, acrescentou a doutora.

Além da programação científica, que contou com 36 palestras e três simpósios satélites, destacou-se a homenagem prestada a alguns dos mais importantes mestres da dermatologia nacional. O bloco sobre laser, coordenado pelo Dr. Paulo Barbosa (BA), foi interrompido por volta das 16h40 para dar vez à cerimônia, que durou cerca de 20 minutos. Os professores Cyro Festa Neto, Leninha Nascimento, Luiz Carlos Cucé, Jayme de O. Filho, Silmara Cestari, Paulo R. Cunha e Evandro Rivitti foram chamados ao palco pelos presidentes da SBD nacional, Dr. Gabriel Gontijo, e da regional São Paulo, Dr. Reinaldo Tovo Filho, para receberem uma placa.

Ao se referir aos homenageados, o Dr. Reinaldo afirmou que este congresso só foi possível porque eles investiram na dermatologia brasileira em tão bem representá-la. O Dr. Gabriel complementou, classificando os doutores como “pessoas eminentes na dermatologia brasileira”.

À noite, no Grande Hotel Senac, foi realizado o Jantar dos Presidentes. A confraternização finalizou o primeiro dia de evento grande estilo.

27/11

Esta sexta-feira, segundo dia da 20a Radesp & 8o Simpósio de Cosmiatria e Laser, começou cedo e acabou tarde, bem tarde! Isso porque enquanto o sol iluminou a bela Campos do Jordão, os dois mil participantes tiveram uma programação rica e extensa para acompanhar no centro de convenções. E, à noite, a Derma Angel Rock Party se encarregou de fechar o dia com muita animação.

Logo pela manhã, o bloco Laser e Outras Tecnologias reuniu algumas das maiores autoridades do Brasil para abordar temas como remoção de tatuagens coloridas, LIP e Drug Delivery com laser. Não foi a toa que o auditório, apesar do horário, esteve bem cheio durante toda a atividade. A Dra. Valéria Campos, uma das palestrantes do bloco, destacou o formato das apresentações.

“A Radesp está muito interessante. A programação está rápida, ligeira, cheia de dicas. Todos estão muito satisfeitos”, comentou a doutora.

Um dos destaques do dia foi a presença do Dr. Christos Zouboulis (Alemanha), que conduziu duas conferências: Acne and oral isotretinoin – should we revise daily and total dose?, às 11h30, e Skin Ageing – Genetic and Molecular Basis Applied to Perspectives in the Treatment, às 16h30. Zouboulis é diretor dos Departamentos de Dermatologia, Venereologia, Alergologia e Imunologia da Dessau Medical Center, em Dessau, Alemanha, e realiza investigação fundamental em fisiologia da pele e dermato-endocrinologia, principalmente na glândula sebácea e envelhecimento molecular. Ele já publicou mais de 300 artigos científicos e é reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho na área.

A programação científica foi encerrada com outra interessante atividade: Discutindo o Melhor e o Pior Caso. O bloco foi composto pelas doutoras Ediléia Bagatin, Fabíola Picosse, Alessandra Romiti, Bogdana Kadunc e Samira Yarak, que apresentaram suas experiências bem e mal sucedidas em procedimentos cosmiátricos. Ao final, os presentes tiveram 20 minutos para comentar e discutir os casos, tempo muito bem aproveitado, demonstrando grande interesse da plateia.

Fechando o dia com chave de ouro, os dermatologistas se reuniram no auditório do centro de convenções, totalmente decorado, para a Derma Angel Rock Party. Na entrada, motos Harley Davidson, motociclistas de bandana na cabeça e food truck. No palco, o som da cantora Rully Anne, participante da segunda edição do The Voice Brasil, que cantou um repertório seleto de rock`n roll. Ao final, o DJ Klaus manteve o clima de alegria, tocando os sucessos das baladas.

28/11

A cidade de Campos do Jordão, em São Paulo, tornou-se a capital da dermatologia brasileira entre os dias 26 e 28 de novembro ao receber a Reunião Anual dos Dermatologistas de São Paulo (Radesp) e o Simpósio de Cosmiatria e Laser. Foi a primeira vez que um evento da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo (SBD-RESP) aconteceu de forma conjunta com um da nacional. E foram logo dois dos maiores e mais procurados eventos de dermatologia do Brasil. A Radesp chegou à sua 20a edição e, ao longo destas décadas, consolidou-se como o mais relevante encontro de atualização científica e confraternização dos dermatologistas do estado de São Paulo, recebendo também colegas de outros estados. O Simpósio de Cosmiatria e Laser da SBD, em sua 8a edição, é referência no aprendizado destas duas importantes áreas da especialidade, reunindo as grandes autoridades nacionais e internacionais nestes assuntos. Esta parceria, como não poderia ser diferente, resultou numa experiência única e enriquecedora para os dois mil participantes.

“Pudemos conviver com temas tanto de cosmiatria quanto de doenças. Juntou-se, justamente, a clínica, a cirurgia e a cosmiatria num só evento. Foi maravilhoso!”, afirmou a ex-presidente da SBD, Dra. Denise Steiner (SP).

A fusão da Radesp com o Simpósio de Cosmiatria e Laser trouxe mais conteúdo científico e incentivou também a participação de colegas de outros estados. Ao contrário da Dra. Denise, que já esteve presente em algumas edições do evento, dermatologistas como a Dra. Larissa Morais, de Natal – RN, participaram pela primeira vez:

“Pra mim, vir de longe valeu muito a pena, foi muito gratificante. Será o primeiro de muitos que eu iriei comparecer”, contou a doutora Larissa.

Neste sábado, 28, último dia de evento, o clima nas salas de aula não teve tom de despedida. Pelo contrário, foi o dia com maior volume de atividades, com aulas dinâmicas das 8h às 18h. Os destaques do dia foram a apresentação dos trabalhos científicos vencedores (veja a relação no site) e a conferência conduzida pela Dra. Ediléia Bagatin (SP), sobre os temas mais atuais da dermatologia cosmiátrica.

Em paralelo às palestras ministradas no Campos do Jordão Convention Center, os residentes e especializandos da SBD lotaram o auditório do Hotel Serra da Estrela, localizado a poucos metros do centro de convenções, para participar de um curso de reciclagem. A atividade também durou todo o dia 28 e revisou os principais tópicos do estudo da dermatologia, preparando os participantes para a prova de Título de Especialista em Dermatologia (TED).

Após o sucesso desta edição, tanto a Radesp quanto o Simpósio de Cosmiatria e Laser da SBD já têm data e local confirmados para o ano que vem. A 21a Radesp será no WTC Hotel, em São Paulo, de 3 a 5 de novembro. O Simpósio de Cosmiatria e Laser terá sua próxima edição realizada em conjunto com o 3o TeraRio, em parceria com a regional Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 22 de outubro, no Hotel Windsor Oceânico. Até lá!

GALERIA DE FOTOS

26/11

Centro de Convenções

Jantar dos Presidentes

27/11

Centro de Convenções

Derma Angel Rock Party

DEPOIMENTOS EM VÍDEO