Pesquisar

De repente, você se olha no espelho e aquela marquinha de expressão que até ontem encarava como charme hoje parece gritar ‘Você está envelhecendo!’. Justo você que sempre se orgulhou em dizer que não fazia uso de nenhum produto, pois a natureza era sua amiga. Talvez ela ainda seja, mas não custa nada usar os avanços tecnológicos na área da dermatologia para dar uma ajudinha. A medicina hoje ajuda a retardar o envelhecimento de pele. “Não há uma idade específica, porém, o primeiro produto que deve entrar nos cuidados diários contra o envelhecimento é o filtro solar.

Deve ser utilizado desde a infância. Esse hábito, quando introduzido desde cedo, é uma das principais formas de prevenir o envelhecimento”, explica a dermatologista Lorenza Belluzzi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Segundo a especialista, quando o assunto é o uso de cremes noturnos e/ou ácidos, a introdução pode ser feita desde a adolescência ou o início da vida adulta.

“A pele é o órgão que mais reflete os efeitos da passagem do tempo. A radiação ultravioleta, o excesso de consumo de álcool, o abuso de tabaco, a poluição ambiental, dentre outros, são também fatores que aceleram o relógio e provocam o envelhecimento precoce da pele. Além disso, poucas pessoas sabem que o aumento do peso corporal e dos níveis de açúcar no sangue podem ajudar a pele a envelhecer antes do tempo”, alerta a dermatologista Larissa Viana, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Pequenas atitudes

A dermatologista Luciana Crivelin diz que um dos maiores erros que cometemos no dia a dia é ficar exposto ao sol ou embaixo de luzes sem a devida proteção. “O uso de protetor solar e acessórios como óculos e chapéus devem ser vistos como fundamentais e não como algo esporádico. Essas pequenas atitudes já contribuem para evitar o envelhecimento precoce da pele”, diz.

Segundo Luciana, hoje as pessoas buscam cada vez mais tratamentos que ajudem a retardar o envelhecimento da pele. “Elas começam a buscar procedimentos estéticos antes mesmo das rugas se instalarem. Muitos tratamentos hoje em dia visam a uma prevenção do aparecimento das rugas”, conta. Existem alguns mitos que envolvem o envelhecimento precoce.

A dermatologista Larissa Viana cita um deles: “Dizer que as lâmpadas fluorescentes e a luz da tela de computador aceleram o envelhecimento da pele é mito. Ainda não há estudos científicos que confirmem definitivamente essa associação”, explica a especialista, que informa: “Já que dormir de barriga para cima evita rugas é verdade. Dormir de lado ou sob o rosto faz com que as linhas apareçam. Com o tempo, essas linhas podem se transformar em rugas permanentes”, alerta.

Pele bem cuidada

  • Os primeiros cuidados devem começar logo pela manhã, com o uso de sabonetes específicos para cada pele, seja ela oleosa, mista ou seca
  • A seguir, o uso de antioxidantes, como produtos à base de vitamina C, são ótimas opções tanto para a face quanto para a área ao redor dos olhos. Produtos para controle da oleosidade também estão indicados
  • Por último, a aplicação do protetor solar, indispensável mesmo em dias nublados. Este último deve ser reaplicado a cada 3 horas. Uma boa opção para facilitar a reaplicação são os pós compactos com FPS
  • À noite, devemos lavar novamente o rosto, e o uso de soluções micelares são ótima opção para remover os resíduos de maquiagem ou mesmo do filtro solar. Neste período, podemos investir no uso de ácidos para face, região dos olhos e pescoçoFonte: Lorenza Belluzzi, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Tratamentos

  • Filtro solar
  • Peelings
  • Lasers
  • Renovadores celulares em cremes
  • Toxinas e preenchimentos, para ajudar a restaurar o volume e a minimizar linhas finas e rugas semipermanentes

 

Fonte: Diário da Região