Pesquisar

As peles mistas e oleosas são predominantes no Brasil. “Principalmente a pele oleosa, chegando a 80% dos pacientes atendidos”, diz a dermatologista Daniela Schmidt Pimentel. Aproveitamos o papo com a especialista para discutir o tema e descobrir as melhores dicas e o que evitar para manter o skincare em dia, aumentando saúde e beleza.

 

Como podemos identificar se a pele é oleosa?

Percebemos que a pele é oleosa quando, ao acordar, sentimos nela uma quantidade considerável de oleosidade. Reparando, ao encarar o espelho, que ela está mais brilhante do que o normal. Ao longo do dia, há o incômodo pelo excesso de secreção da pele.

Quais são os cuidados básicos que devemos ter com a pele oleosa?

Pessoas com a pele oleosa devem usar produtos específicos. Higienizadores, hidratantes e filtros solares precisam ser produzidos com veículos e princípios ativos para o controle da oleosidade (muitos com a inscrição “oil-free”). O sérum é um tipo de veículo mais leve, por exemplo, então é bastante adequado para a pele oleosa.

Muitas pessoas com a pele oleosa temem usar hidratantes e piorar ainda mais o quadro de oleosidade. Isso é correto?

É importante que a pessoa com a pele oleosa use hidratante. Às vezes os pacientes acabam confundindo essas duas características. Dá para ter uma pele ressecada e oleosa ao mesmo tempo.

Quais os tratamentos e cosméticos mais indicados para o controle da oleosidade da pele?

Sobre os sabonetes, os mais suaves são interessantes. Cada vez menos a indicação é por higienizadores extremamente secativos, preservando assim a barreira cutânea. Existem medicamentos que ajudam no controle da oleosidade também. Eles podem ser tópicos ou sistêmicos. Para usá-los, é importante contar com a ajuda de um médico dermatologista.

É possível ter a pele de um tipo em uma fase da vida e depois sentir que ela alterou, ao longo do tempo?

Com o passar dos anos, a pele pode sim modificar o seu tipo, principalmente entre as mulheres na menopausa. As alterações hormonais podem ressecar um pouco a pele.

Ter espinhas é algo mais corriqueiro entre quem tem a pele oleosa?

A acne é uma doença comum entre as pessoas com pele oleosa. Os cravinhos são uma manifestação mais leve dessa doença, também ocorrendo com maior frequência entre pessoas com essa característica cutânea.

Qual é a melhor rotina de higienização para pessoas com a pele oleosa?

O ideal é lavar a face de duas a três vezes por dia, no máximo. E sempre usando produtos adequados para cada tipo de pele e seguindo a orientação do dermatologista. Em relação aos alimentos, principalmente os carboidratos de alto índice glicêmico e alguns derivados lácteos podem piorar a oleosidade e a acne. Melhor evitá-los.

É verdade que usar muito produto secativo pode surtir o efeito contrário, aumentando a oleosidade com o chamado efeito rebote?

Em relação ao efeito rebote, o excesso de higienização com produtos extremamente secativos desidratam a pele. O organismo, mesmo assim, acaba produzindo novamente a oleosidade. O paciente, portanto, tem a sensação de que a pele ficou seca e depois voltou a ficar oleosa. Isso ocorre porque, na verdade, ele não está tratando a oleosidade. Ele está apenas ressecando a pele. Por isso a importância de utilizar higienizadores suaves, específicos para a pele oleosa, mas que não ressequem a pele, ajudando apenas no controle.

 

O artigo foi desenvolvido com o auxílio técnico da dermatologista Daniela Schmidt Pimentel (CRM 112165).