Pesquisar

A Secretaria de Educação (Seduc) e a Sociedade Brasileira de Dermatologia firmam nova parceria para conscientizar as crianças sobre práticas saudáveis de exposição solar. Nesta quinta-feira (19), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, professores e assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) assistiram à palestra que apresentou a campanha “Sol, Amigo da Criança”. Este ano, serão beneficiados alunos das 30 escolas de Educação Infantil.

Ministrada pelo doutor Francisco Ferreira, um dos coordenadores regionais da campanha pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a palestra trouxe detalhes sobre a necessidade de as crianças adotarem hábitos que previnam possíveis doenças de pele. De acordo com Ferreira, os pequenos foram escolhidos, pois aceitam melhor as mudanças de comportamento e ainda auxiliam a disseminar as informações.

Maior órgão do corpo humano, a pele precisa de cuidados para manter uma aparência saudável e não correr risco de contrair doenças como, por exemplo, o câncer. Sempre procurar uma sombra em dias de sol muito forte, usar adereços que protejam cabeça e olhos (chapéu, boné e óculos) e passar protetor solar são iniciativas que precisam se tornar rotineiras para crianças e adultos.

Segundo o coordenador regional, diferente do que os médicos afirmam o melhor horário para exposição ao sol visando à produção de vitamina D compreende o período das 10 às 16 horas. “Três vezes por semana, 20 minutos em cada dia, seriam suficientes. Isso porque, nesta faixa considerada mais crítica, ocorre justamente a emanação de raios UVB, responsáveis diretamente pela produção da vitamina D”, disse.

“É preciso entender que o sol tem um papel fundamental para a nossa existência e que tudo que for utilizado de maneira excessiva se torna prejudicial”, completou Ferreira. “Pensando desta forma temos de assimilar a melhor parte deste elemento da natureza e utilizar a nosso favor e as crianças apresentam função importante na divulgação destas iniciativas”.

Docentes – Para trabalhar o tema com os alunos, professores da Educação Infantil terão como ferramentas gibi e DVD da Turma da Mônica com o tema “A Pele e o Sol”. O material foi produzido graças à parceria entre a Sociedade Brasileira de Dermatologia e o Instituto Cultural Maurício de Souza.

Além do material ilustrativo, o Departamento de Programas de Inclusão Digital da Seduc criou um ambiente virtual no endereço eletrônico CidadãoPG (cidadaopg.sp.gov.br). Neste local, os professores terão acesso ao conteúdo teórico da “Sol, Amigo da Infância” por meio de curso com duração de 60 horas.

Como resultado final, os participantes receberão certificado emitido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. “O ambiente virtual permitirá aos docentes à troca de experiências sobre ações desenvolvidas referente à campanha”, destacou a diretora da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento, Marilena Ferreira.

Dois anos atrás – Essa não será a primeira vez que a Secretaria de Educação e a Sociedade Brasileira de Dermatologia realizam essa parceria. Em 2014, a campanha Sol, Amigo da Infância atendeu alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino. Naquela ocasião, cerca de 20 mil estudantes receberam as informações sobre a necessidade de se adotar hábitos saudáveis de exposição ao sol.

Fonte: Portal Praia Grande