Pesquisar

Em dias quentes, sandálias são a melhor e mais confortável opção de calçado para aguentar o calor nos pés. No entanto, algumas pessoas evitam deixar os dedos e calcanhares à mostra por vergonha de problemas como ressecamento da pele, calos ou unhas encravadas.

Por mais que sejam incômodas, essas questões podem ser tratadas rapidamente. O site ‘Minha Vida’, parceiro do Catraca Livre, conversou com especialistas e fez uma lista com dicas para melhorar e evitar tais problemas nos pés.

Confira algumas delas:

Rachadura | Ressecamento

Os pés carregam o peso do corpo, sofrem atrito e têm a pele mais espessa. No verão, então, é preciso ficar ainda mais atento aos cuidados, já que os calçados abertos deixam os pés bem mais expostos a outras agressões, como o contato com a poeira e a poluição. Você pode tratar o ressecamento com um profissional e depois manter os cuidados em casa.

A podóloga Vera Feliciano explica que as rachaduras tendem a melhorar se você fizer uma hidratação profunda mensalmente usando cremes específicos para os pés. Para dar continuidade ao tratamento em casa, a dermatologista Marcia Linhares, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), recomenda hidratar os pés com cremes à base de ureia e lactato de amônio.

“E não faça esfoliação nos pés mais de uma vez na semana ou eles podem ficar ainda mais ressecados, apesar da impressão momentânea de maciez”, afirma a médica. Uma dica: usar os cremes à noite e colocar meias faz com que a pele absorva melhor os produtos.

Calos

Os calos nos pés são resultado de pressão repetitiva no local, a pele vai se encorpar para criar uma proteção contra um sapato que força demais um cantinho do dedo, por exemplo. Problemas posturais e até as costuras dos sapatos podem criar calos, segundo a dermatologista Isabel Martinez, diretora Clínica Martinez.

Além de manter os pés hidratados, é preciso que você se afaste dos sapatos que incomodam. Os modelos com pontas arredondadas tendem a machucar menos e, no caso de calçados novos, vale a pena hidratar os pés antes de calçá-los (isso diminui o atrito da pele junto ao sapato). O uso de cremes para descamar a pele (ceratolíticos) também pode ser indicado pelo dermatologista caso os calos sejam muito espessos e recorrentes.

Unha encravada

Dependendo da forma como a unha é cortada e as cutículas são retiradas, sua unha caba encravando – isso acontece quando ela não tem espaço para crescer e faz isso pressionando a pele. “Nunca corte as unhas pelos cantos, as pontas precisam ficar livres”, afirma a dermatologista Marina Benevides. No caso dos pés, as unhas devem ser cortadas sempre retas e nunca muito curtas.

O tratamento varia de acordo com a intensidade de cada caso e pode ser simples, como o afastamento da pele inflamada por um chumaço de algodão, ou exigir procedimentos cirúrgicos, caso de quem precisa extrair a unha para que ela nasça sem causar inflamação. Em caso de infecções, pode ser necessária a utilização de antibióticos de uso local ou via oral e o dermatologista pode receitar.

Fonte: Catraca Livre