Pesquisar

Circulou entre grupos de Whatsapp, páginas em redes sociais e fóruns da internet a informação de que protetores solares da gigante Johnson & Johnson estavam contaminados com uma substância potencialmente cancerígena e que, por isso, deveriam ser devolvidos para a empresa imediatamente.

Nós, da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo, com o auxílio do dermatologista Dr. Sérgio Schalka, desvendamos se a história é mesmo essa ou se existem mais mitos do que verdade na informação que viralizou.

O comunicado oficial, no site da empresa, cita um recall dos seguintes filtros solares:

  • NEUTROGENA® Beach Defense® aerosol sunscreen;
  • NEUTROGENA® Cool Dry Sport aerosol sunscreen;
  • NEUTROGENA® Invisible Daily™ defense aerosol sunscreen;
  • NEUTROGENA® Ultra Sheer® aerosol sunscreen;
  • AVEENO® Protect + Refresh aerosol sunscreen.

O pedido de devolução foi feito, entretanto, de forma voluntária e apenas nos Estados Unidos.

“Foi identificada uma concentração mínima de uma substância chamada ‘benzeno’ em produtos em spray da empresa americana, em alguns lotes. Na concentração encontrada, todavia, não há risco para a saúde humana, pois ela é realmente muito baixa”, diz o dermatologista Dr. Sérgio Schalka. O benzeno é classificado como uma substância potencialmente cancerígena em humanos, dependendo da concentração e tempo de exposição. “Ele não é um ativo presente na formulação desses produtos. A Johnson está investigando o que pode ter acontecido então, como uma possível contaminação. Ela o fez voluntariamente, sem que o órgão regulamentador local, o FDA, os notificasse ou obrigasse”, completa o especialista.

Além das informações citadas anteriormente, o fato não tem relação com as produções brasileiras. Os produtos vendidos no Brasil são todos fabricados nacionalmente.

Para saber tudo sobre proteção solar, acesse o nosso artigo a respeito do tema.