Pesquisar

A queda dos níveis de estrógeno (hormônio produzido da adolescência até a menopausa), algo que ocorre no final do climatério (período de transição da mulher em fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa) tem papel importante nas mudanças que a pele sofre. Como exemplo podemos citar seu afinamento pela redução nos níveis de colágeno e água. Tais alterações se manifestam pela perda de elasticidade, enrugamento e maior tendência à manchas. 

É importante lembrar que essas mudanças ocorrem não só na pele da face, mas também na do corpo, principalmente nas áreas expostas ao sol.

Idade

Os níveis hormonais começam a declinar por volta dos 45 anos e, lentamente, vão diminuindo até que, na menopausa, eles são tão baixos que não permitem mais a menstruação. 

Hormônios tópicos

Hoje os estudos mostram que a aplicação de cremes com estrógenos, principalmente o estriol, e com isoflavonas, principalmente a genisteína, consegue retardar o processo de declínio hormonal, sendo uma forma mais segura e efetiva do que a reposição oral de hormônios. 

Ao adicionar estrógenos aos tópicos (cremes e loções) eles se tornam medicamentos e não mais cosméticos, devendo ser prescritos por dermatologistas.

Cuidados básicos

Os cuidados diários básicos da pele na menopausa são sua limpeza suave, hidratação de todo o corpo e fotoproteção de todas as áreas expostas. 

O tratamento noturno visa a restauração das alterações já existentes na pele e deve ser complementar.

Suplementação via oral

O consumo de peptídeos de colágeno (Peptan® ou Verisol®) associados à sais minerais, silício e vitamina C, ajuda a prevenir a perda de colágeno mais intensa neste período, principalmente nas pacientes vegetarianas e veganas. 

A ingestão de substâncias antioxidantes também colabora para a prevenção do envelhecimento causado pela radiação solar, principalmente nos meses de verão. Já outras substâncias, como, por exemplo, o ácido hialurônico oral, por enquanto, não apresentam comprovação científica da sua eficácia.

Ativos amigos da menopausa

Entre os principais princípios ativos podemos destacar as ceramidas, o ácido hialurônico, o silício, vitaminas A, E, C e ácido ferúlico, além da genisteína, que estão presentes em vários cosméticos disponíveis para esta faixa etária no nosso mercado. Já o estriol deverá ser prescrito por dermatologistas, uma vez que se trata de um medicamento.

O texto foi produzido com o conhecimento técnico da dermatologista Dra. Marisa Gonzaga da Cunha, médica dermatologista formada pela Universidade de São Paulo e com doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. Dra. Marisa é responsável pelo curso de pós-graduação lato sensu em Dermatocosmiatria e pelo Setor de Cosmiatria da Disciplina de Dermatologia da FMABC e pelo curso de Pós-graduação lato sensu em LASER, Cosmiatria e Procedimentos do Hospital Israelita Albert Einstein.