Pesquisar

A pele tende a ressecar mais no inverno. Isso ocorre devido ao tempo frio e seco, além de banhos quentes, desencadeante muito comum neste período de baixas temperaturas. A boa notícia é que existe como reverter o quadro. Conversamos com a dermatologista Luciana Samorano, médica dermatologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia a respeito do tema, para que ela indicasse formas simples de cuidado diário.

Por que o banho quente é inimigo da pele equilibrada?

Os banhos com água quente ressecam mais a pele. Por outro lado, os cabelos tendem a ficar mais oleosos com água em alta temperatura, piorando, inclusive, problemas como a caspa. O mais recomendado, portanto, são os banhos de água morna, mesmo durante o inverno.

Quais outros hábitos que temos no inverno que prejudicam a pele?

  • Utilizar menos hidratantes
  • Ingerir menos água

Como escolher o melhor hidratante para o inverno? 

A escolha do hidratante deve, preferencialmente, ser feita em conjunto com o médico dermatologista. Isso ocorre a depender do seu tipo de pele, possíveis restrições associadas, como alergias, e preferências pessoais. É recomendado o uso do produto de uma a duas vezes ao dia.

É importante dar atenção também à escolha dos sabonetes, pois existem opções que ressecam menos a pele.

A alimentação mais gordurosa, comum durante as estações mais frias, prejudica a pele? Ela pode piorar casos de oleosidade e acne?

O maior consumo de alimentos com mais açúcar, das épocas mais frias do ano, pode acentuar a oleosidade da pele e piorar doenças, como a acne. Dessa forma, evitar o consumo em excesso de doces, massas e pães, por exemplo, é o recomendado.

O que fazer se a minha pele ressecar por causa do tempo frio? Ela coçar nessas ocasiões é normal? 

Se ocorrer o ressecamento da pele pelo frio, recomenda-se evitar banhos quentes e hidratar a pele diariamente, sobretudo após o banho. É comum a pele coçar por estar ressecada e pode ocorrer, inclusive, inflamações nessas situações, o que nós dermatologistas chamamos de dermatite ou eczema asteatósico. Se o uso do hidratante diariamente e banhos menos quentes não melhorarem a coceira da pele, é preciso procurar um médico dermatologista.

Quais os principais problemas de pele que podemos desenvolver no inverno? Como revertê-los?

No inverno, algumas doenças de pele pré-existentes podem piorar e outras podem aparecer.Dermatites, como dermatite seborreica (“caspa”), dermatite atópica e dermatites de contato podem piorar no inverno. Coceiras e dermatites pela pele seca (dermatite asteatósica) são outras condições que podem ocorrer nos tempos mais frios e secos.

 

O artigo foi desenvolvido com o auxílio técnico de Luciana Samorano, médica dermatologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.