Pesquisar

Ter uma pele sequinha e ao mesmo tempo hidratada nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para quem tem a pele oleosa. O brilho excessivo, que é mais marcante na zona T – nariz, testa e queixo – pode incomodar e aparecer em outras partes do rosto. Além disso, cravos e espinhas são mais frequentes em quem conta com essa característica.

Esse é um problema que pode ter diversas causas. Com alguns cuidados especiais, mudanças de comportamento e com o uso de produtos específicos para o seu tipo de pele, é possível obter a textura desejada, uma pele hidratada e saudável ao mesmo tempo. Para entender um pouco mais sobre, as dermatologistas Camila Almeida Saab e Fernanda Caldeira respondem algumas dúvidas.

Causas

  • Excesso de produção de sebo: a pele fica oleosa quando há um excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas, segundo Camila. Com isso, pode ocorrer o aparecimento de cravos e espinhas.
  • Genética: cada indivíduo tem sua produção de sebo “programada” pela genética, afirma Fernanda.
  • Meio ambiente: países e ambientes com altas temperaturas também contribuem para que a oleosidade da pele aumente.
  • Comportamento: o uso excessivo de maquiagens e cosméticos, assim como a prática de atividades físicas, alimentação e uso de alguns medicamentos também podem contribuir para o aumento da oleosidade da pele.

A pele oleosa pode ser o resultado da combinação dos fatores citados acima ou até mesmo ser causada por apenas um deles isoladamente. Independente de qual seja o seu caso, é importante saber as características desse tipo de pele.

Pele oleosa: características

Camila destaca que “a pele oleosa é identificada pela maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas, demonstra, em geral, superfície mais espessa, brilho excessivo, principalmente na zona T. Os poros são mais dilatados devido à oleosidade excessiva. Tem mais probabilidade de apresentar cravos e espinhas”.

Fonte: Dicas de Mulher