Pesquisar

O colo é uma das áreas mais expostas do corpo: pense nas camisetas, vestidos e biquínis que deixam a parte à mostra. Mas, apesar de estar sempre em voga, nem sempre damos atenção necessária para essa área. Vai dizer que você passa protetor solar ali todo dia? Se sim, boa atitude! Se não, leia as dicas das dermatologistas Marcia Linhares e Gabriella Albuquerque para tratar e retardar o envelhecimento.

Qual a diferença da pele do colo para a do rosto e demais partes do corpo?

A pele do colo, apesar de ser mais fina que a do resto do corpo, e levemente mais espessa que do rosto, tem poucas glândulas sebáceas.

“Isso faz com que a cicatrização seja mais difícil nessa região, que acaba sendo uma área muito propensa a envelhecimento”, explica Marcia Linhares.

Assim como o rosto, há necessidade de filtro solar diariamente?

Sim, sim e sim! Se você passa protetor solar todos os dias no rosto (e a gente espera que passe), precisa também dar atenção para o colo.

“Por conta de ter poucas glândulas sebáceas, ele acaba tendo um processo de recuperação mais lento depois do sol”, diz Gabriella Albuquerque.

Em caso de muita exposição, aplique de duas em duas horas e, se houver muito suor, reaplique com mais frequência.

Hidratantes usados no resto do corpo ou rosto servem para essa região?

Segundo Marcia e Gabriella, é importante procurar por produtos específicos para as necessidades da área, que, por ser bastante sensível, pode não se dar bem com qualquer substância.

“A pele do colo é muito sensível e fina, então alguns ácidos usados no rosto, por exemplo, podem sensibilizar ainda mais a pele dessa parte do corpo”, explica Marcia, que aconselha hidratantes, antioxidantes e ácidos sempre em baixa concentração.

Nas receitas de Gabriella, o ácido glicólico ou alfa hidroxiácidos costumam ser campeões para a área.

Quais são os tratamentos mais indicados para a região?

Os preferidos de Marcia costumam ser:

*Ulthera: o aparelho ultrassom microfocado estimula a produção de colágeno e regeneração da pele, sendo ótimo para tratar a flacidez. O intervalo entre os procedimentos precisa ser de 8 a 12 meses.

*Skinboosters: a hidratação injetável com ácido hialurônico ajuda a melhoras a textura, por aumentar a elasticidade e firmeza da região. Geralmente são feitas três sessões com intervalo de um mês. Após isso, somente manutenção com intervalos maiores.

*Luz intensa pulsada: muito usada para tratar vasos e pigmentos, ela deve ser feita com potência mais baixa do que face e por mais sessões. “Como a cicatrização é mais lenta, o tratamento deve ser menos agressivo que no rosto”, explica Marcia.

*Toxina botulínica: bom para rugas transversais e pode ser feito de seis em seis meses.

Fonte: O Globo