Pesquisar

Com o passar dos anos, de forma bastante natural, o nosso corpo envelhece como um todo. Com isso, algumas alterações funcionais e estéticas são notadas. Costumamos falar muito a respeito da passagem do tempo na pele, no segmento da beleza; mas e os cabelos, que são uma verdadeira paixão nacional? Conversamos com a dermatologista Camila Raposo Cabral a respeito do tema para que possamos esclarecer algumas dúvidas comuns: se é possível reverter o quadro, quais as principais características do envelhecimento capilar e se existe alguma forma de conviver melhor com os fios brancos, que geralmente apresentam textura mais áspera.

O cabelo realmente envelhece?

Sim. Assim como a pele, os cabelos também envelhecem devido à exposição constante a raios ultravioleta (sol), poluição, fumo, estresse, deficiências nutricionais e químicas capilares.

Quais são as principais características do envelhecimento capilar?

As principais características observadas são a diminuição na quantidade dos fios, a mudança na coloração, o diâmetro, a curvatura e a composição estrutural dos lipídeos na haste, tornando os fios mais ressecados.

E o que podemos fazer para reverter o quadro?

Não conseguimos reverter o quadro, mas avaliar possíveis causas sistêmicas, como alterações hormonais, nutricionais, estresse ou danos externos (químicas, fumo, exposição solar e poluição).

O que dá então para fazer para retardar o envelhecimento capilar?

As alterações estruturais dos fios podem ser amenizadas com o uso de filtro solar, máscaras reparadoras e de complexos vitamínicos, com indicação médica.

Ativos de skincare, como o ácido hialurônico e a vitamina C, começam a aparecer na formulação de xampus. O skincare está migrando para os cabelos? Tem estudos científicos que mostram reais resultados dessa migração?

O tempo que o xampu age na microcirculação capilar é muito pequeno, portanto, com comprovação de eficácia reduzida.

Sobre o cabelo branco: quais são os fatores para o surgimento?

O surgimento dos cabelos brancos faz parte do processo de envelhecimento e é dependente de raça (mais comum em caucasianos) e genética familiar. O pigmento dos fios é produzido pelos melanócitos na fase anágena. Durante o processo de envelhecimento dos fios ocorre uma diminuição dessas células, e diminuição das células-tronco foliculares por meio de reações por estresse oxidativo. Poluição, consumo de álcool, cigarro e estresse emocional também podem acelerar esse processo.

Existem tônicos e nutricosméticos para reverter ou diminuir o surgimento dos brancos?

Alguns trabalhos mostraram que o uso do PABA, pantotenato de cálcio e metionina em altas doses poderia diminuir o surgimento dos fios brancos.

O cabelo branco é sempre mais rebelde ou duro, ou, se tratado, ele pode ficar com um bom aspecto?

O cabelo que sofreu processo de envelhecimento tem alterações estruturais em sua forma, curvatura, tensão e diminuição da quantidade de gordura, deixando-o com aspecto seco, endurecido e rebelde. O uso de shampoos e máscaras condicionadoras podem melhorar esse aspecto.

As colorações têm efeito cumulativo no corpo, podendo ocasionar problemas de saúde?

Existem vários tipos de coloração (temporárias, semipermanentes e permanentes) que tem ação exclusivamente nos fios, podendo ter maior penetração ou menor no córtex do fio. Não existem evidências de efeito cumulativo como complicação. As tinturas podem ocasionar, entretanto, dermatite de contato em pessoas susceptíveis.