Pesquisar

ESCLARECIMENTO DOS DERMATOLOGISTAS À POPULAÇAO

Relação entre vacina contra covid-19 e uso de toxina botulínica

 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD-RESP) esclarecem que, até o momento, não há evidências científicas que demonstrem que a infecção pelo coronavirus Sars-CoV-2 ou a vacinação contra covid-19 possam interferir na ação ou no tempo de duração dos tratamentos com toxina botulínica.

Publicações em mídias leigas ou redes sociais, sem critérios adequados de validação, não devem ser usadas como fontes seguras de informações científicas sobre esse assunto. Para que uma informação nova na medicina tenha respaldo em evidências, são necessários estudos controlados, randomizados, com número significativo de casos e publicados em revistas científicas capacitadas para analisar e aprovar esses trabalhos.

O fato da Covid-19 ser uma doença recente, com novidades aparecendo a cada dia, tem gerado espaço para a divulgação de percepções e experiências pessoais como se fossem verdades comprovadas, o que reforça a transmissão de informações incorretas que geram dúvidas e angústias na população.

Deve-se evitar a disseminação de dados e relatos que ainda não contem com a adequada base e comprovação na ciência. Em caso de dúvidas, procure orientação junto às fontes confiáveis, como as sociedades médicas de especialidade, ou busque o suporte de um médico dermatologista, que está capacitado para fazer diagnósticos e indicar tratamentos adequados para cada paciente.

 

Rio de Janeiro, 12 de abril de 2021.

 

Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatologica (SBCD)

Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD-RESP)