Pesquisar

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) informa que está monitorando a situação em Pernambuco, onde recentemente foram detectados casos de manifestação cutânea caracterizada por prurido intenso, com origem ainda desconhecida.

Por meio de um time de especialistas que atuam na região, a SBD tem participado de reuniões com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Recife, contribuindo com a avaliação do contexto ambiental e dos pacientes acometidos pelo problema. Diante das evidências atuais, entende-se ser prematuro o anúncio de conclusões relacionadas ao surto detectado.

Na próxima semana, a SBD – por meio de seus representantes – participará de nova rodada de discussões com os técnicos de Pernambuco, quando serão apresentados resultados de exames e outras evidências que serão fundamentais para elucidar a situação.

Considerando essa etapa a ser superada, a SBD afirma ser prematuro definir causas e diagnósticos com base em hipóteses que, sem confirmação, apenas podem gerar pânico ou trazer percepção de insegurança na comunidade. Assim, a Sociedade Brasileira de Dermatologia solicita à população que aguarde o avanço das investigações em andamento e continue a seguir as orientações das autoridades sanitárias.

Rio de Janeiro, 28 de novembro de 2021.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA

 

Confira a nota na íntegra aqui.