Pesquisar

O molusco contagioso é uma infecção de pele que acomete, mais frequentemente, as crianças. Sua aparência, de forma geral, é de uma verruga comum, mas tal patologia pode se espalhar por todo o corpo e para outras pessoas, por isso é muito importante fazer o seu diagnóstico correto o quanto antes. Conversamos com o médico dermatologista Dr. John Veasey, responsável pelo Setor de Dermatoses Infecciosas da Clínica de Dermatologia da Santa Casa de São Paulo e atual presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo, sobre o tema e sobre a similaridade da doença com a frequente verruga viral.

Molusco Contagioso

A doença do molusco contagioso é causada por um vírus (poxvírus) que acomete, exclusivamente, a pele e as mucosas; não atingindo, portanto, órgãos mais profundos e nem o sangue ou os vasos sanguíneos. Sendo assim, ele só pode ser transmitido por meio do contato com a pele infectada ou com superfícies que tiveram contato com o molusco contagioso, como toalhas, roupas e assentos sanitários.

Ele é um vírus que tem uma transmissibilidade maior em ambientes aquáticos, de piscina.

No corpo todo

Como o próprio nome sugere, é uma doença extremamente contagiosa. Uma bolinha pode se espalhar rapidamente e afetar grandes áreas do corpo, como axilas, tórax, abdome, virilha e regiões anogenitais, da face e de membros. Da mesma forma, a criança que tiver o molusco contagioso pode passar aos seus coleguinhas da creche, escola, escolinha de natação, bem como outras áreas de convívio social.

O surgimento da lesão em adultos não é tão comum como em crianças, porém pode ocorrer. E pode se disseminar com facilidade pelo ato de se depilar ou ser transmitido em contato sexual.

Pode virar câncer?

A doença tem um curso extremamente benigno. Não é perigosa, não vira câncer e, muitas vezes, acaba sumindo sozinha após alguns meses ou anos, quando o sistema imunológico do paciente “percebe” que há uma infecção pelo poxvírus e a combate. Entretanto, não é aconselhável esperar a doença sumir sozinha, uma vez que não só traz desconforto ao paciente, como também acaba sendo foco de transmissão para várias outras pessoas.

E a cura?

O tratamento do molusco contagioso é feito pelo médico dermatologista, que é o profissional capacitado para confirmar primeiramente se a lesão é de molusco contagioso ou não.

Existem protocolos domiciliares para reverter o quadro, como a aplicação de  cremes que estimulam a imunidade do paciente e medicamentos orais que auxiliam neste mesmo processo de estímulo imune, bem como procedimentos realizados no consultório. Vale ressaltar que não há medicamento ou tratamento que seja 100% seguro e sem efeitos colaterais, por isso o acompanhamento com o médico dermatologista é fundamental para não só tratar adequadamente a lesão, mas também controlar uma evolução indesejada.

Está na dúvida se é uma verruga ou molusco? Preparamos uma tabela que pode ajudar:

(clique na tabela para ampliar a imagem)

 

 

 

 

 

 

Crédito: Dr. John Veasey