Pesquisar

A fototerapia corresponde a um tratamento de doenças de pele que utiliza a radiação ultravioleta A e B, a mesma emitida pelo sol. A diferença entre fazê-la ou ir a um parque, em um dia de céu aberto, é que você tem com ela um controle da intensidade dessa radiação durante o protocolo, de acordo com o tipo de pele e de doença apresentada.

Como funciona

A técnica age como uma espécie de banho de sol concentrado. A sessão é feita em uma cabine com lâmpadas que emitem radiação UVA/UVB. O calendário contempla, em média, duas sessões por semana e os resultados costumam aparecer após o terceiro mês.

Indicação

A fototerapia é indicada para o tratamento da maioria das doenças de pele inflamatórias. Por exemplo: psoríase, vitiligo e eczemas crônicos (como a dermatite atópica).

Tempo de tratamento

O efeito da fototerapia é cumulativo. No começo do tratamento, dermatologistas costumam indicar uma potência mais branda (para manter a integridade da pele do paciente). Isso vai aumentando progressivamente. A partir da sexta sessão, em geral, o paciente percebe alguma melhora. Para o tratamento de uma dermatite atópica ou de uma psoríase, em média, são indicados de dois a três meses de fototerapia. Já no vitiligo o tratamento é mais demorado.

Efeito colateral

O efeito colateral da fototerapia, desde que bem indicada e controlada, é mínimo. O que ela pode provocar, caso a sessão não esteja na intensidade correta e adequada ao tipo de pele do paciente, é uma queimadura. O que indica que a fototerapia foi utilizada em demasia, erroneamente.

Fototerapia x câncer de pele

O que deve ser levado em conta, todavia, são fatores de predisposição ao câncer de pele do paciente; por isso a dose adequada de fototerapia é tão importante. Vale ressaltar que estudos mostram que se você faz 250 sessões de fototerapia pelo período de dois anos e meio, ou duas vezes na semana, não existe o aumento das chances do desenvolvimento de um câncer de pele.

Custo

Em geral, os tratamentos de fototerapia são cobrados por mensalidade. Essa mensalidade equivale, normalmente, a oito sessões do tratamento, correspondendo a duas sessões na semana.

SUS

A fototerapia está na tabela de tratamentos do SUS (Sistema Único de Saúde). Alguns convênios também cobrem parte do tratamento.

 

O texto foi desenvolvido com o auxílio da médica dermatologista Dra. Ida Duarte, professora adjunta da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.