Pesquisar

Quem nunca ouviu falar do efeito lifting? “Levantar” a área dos olhos e da testa, ou minimizar o bigode chinês, são pedidos constantes em consultórios dermatológicos. E muitos são os profissionais que recebem pacientes querendo entender um procedimento específico para dar esse up quase que instantaneamente – e que está em alta na mídia: a aplicação dos fios de PDO. Para esclarecer as principais dúvidas sobre o protocolo, Carolina Malavassi, médica dermatologista, fez um dossiê que explana o que são tais estruturas, quais são os seus principais benefícios, duração, efeito colateral e contraindicações.

Definição

Os fios de PDO são implantes biocompatíveis não permanentes utilizados na cosmiatria para estimular e reativar o colágeno (proteína essencial para a saúde da pele) e melhorar a qualidade de cutis. Além disso, é uma técnica dermatológica que promove um efeito lifting suave. A polidioxanona (PDO) é um material utilizado há mais de 30 anos na medicina e consolidado pela segurança na sua interação com a pele. 

Benefícios

Ao aplicar os fios de PDO na pele, tal material estimulará a produção de colágeno local, promovendo melhora da flacidez, das rugas e das linhas de expressão. 

Indicação

Não existe uma idade mínima para a colocação dos fios de PDO. Tudo dependerá do tipo de indicação do médico dermatologista, pois eles são estruturas que podem ser utilizados até para amenizar o aspecto estético de cicatrizes de acne.

Corpo e rosto

Os fios de PDO podem ser utilizados, e trazem benefícios, em qualquer área do rosto ou do corpo. A grande vantagem é que é possível utilizá-los em áreas como a glabela (entre as sobrancelhas) e nariz, por exemplo, com muito mais segurança do que qualquer outro injetável. 

Duração

Existe um pico de bioestímulo de colágeno a partir de 90 dias de aplicação dos fios de PDO. Ele vai perdurar por até 06 meses, dependendo do tipo de fio aplicado (liso, espiralado ou com “garrinhas”). Durante o processo o fio é absorvido pela pele, sem prejuízos ao organismo.

Nenhum tratamento que estimula colágeno perde seu efeito completamente em menos de 24 meses. Existem, entretanto, diferenças individuais, como a qualidade da alimentação e a prática regular de atividade física, que afetam diretamente a manutenção desse colágeno. E sempre que é realizada uma sessão consecutiva do tratamento, há um resultado ainda mais expressivo. 

Fio sobre fio

É possível aplicar fios de PDO em locais onde eles foram colocados previamente, desde que seja respeitado um intervalo de tempo entre os tratamentos. Isso evita complicações e faz com que o resultado seja melhor. Entretanto, se o paciente tiver o preenchedor PMMA (poli-metil-metacrilato) no local a aplicação de fios deve ser evitada.. 

Efeito colateral

A aplicação de fios de PDO é um procedimento minimamente invasivo. Muitos problemas no pós-procedimento ocorrem quando o paciente não segue as orientações de cuidados. Inflamações localizadas ou extrusão do fio, por exemplo, podem ocorrer. 

Os fios de PDO devem ser aplicados por médicos devidamente treinados e com experiência razoável em procedimentos minimamente invasivos. 

Contraindicações

Da mesma forma que outros procedimentos estéticos, a aplicação de fios de PDO não deve ser realizada em gestantes, pacientes com doenças autoimunes em atividade e pacientes com histórico de alergia ao material.