Pesquisar

Dezembro chegou e, com ele, começou também a Campanha Nacional do Câncer da Pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desde 1999. A campanha, que é mais conhecida pelo grande público como #DezembroLaranja, está em sua 21a edição e, este ano, vem com o mote #sinaisdocancerdepele. O objetivo é alertar a população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. “Nas 20 edições anteriores, somamos 600 mil pessoas atendidas e, este ano, a expectativa é atender outras 30 mil”, diz o Dr. Maurício Mendonça, coordenador estadual da Campanha Nacional do Câncer da Pele e dermatologista da SBD-RESP, entidade que apoia a iniciativa.

No Brasil, são feitos 180 mil novos diagnósticos de câncer da pele todo ano e a patologia responde por 1 em cada 4 casos de câncer no país. Durante o #DezembroLaranja de 2018, foram realizados 26.161 atendimentos e 3.852 diagnósticos  – desses, 363 eram casos de melanoma. Embora menos frequente, o melanoma é o tipo mais grave de câncer da pele e é responsável por 1.800 mortes por ano no país. Por isso, a importância de prevenir e detectar o problema precocemente.

No dia 7 de dezembro, #DezembroLaranja vai mobilizar 4 mil dermatologistas voluntários que, das 9 às 15 horas, vão atender gratuitamente a população em 130 lugares diferentes do país – 30 deles só no estado de São Paulo. Para descobrir onde fazer o exame, clique aqui.