Pesquisar

Aconteceu nesta quinta-feira, 03 de março, o Curso Teórico-Prático de Anatomia da Face e Mãos em Cadáver Fresco. Aproveitando a visita dos dermatologistas brasileiros a Washington para o Meeting da American Academy of Dermatology, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e a Sociedade Brasileira de Dermatologia — Regional São Paulo (SBD-RESP) realizaram um evento voltado para a cirurgia dermatológica (inervação, vascularização, musculatura e SMAS), os bloqueios neurais e procedimentos como toxina botulínica, preenchedores e fios de sustentação absorvíveis.

Coordenado pelos doutores Gabriel Gontijo e Reinaldo Tovo, presidentes da SBD e SBD-RESP, respectivamente, o curso contou com aulas de dois renomados especialistas. O Dr. Ednan Mushtaq, membro da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Facial e Reconstrutiva, comandou a aula sobre anatomia da face e pescoço, inervação, vascularização, bloqueios nervosos, zonas de perigo da face e pescoço. Após um breve intervalo, a Dra. Ellen Marmur, especialista no diagnóstico e cirurgia de câncer de pele, cirurgia micrográfica de Mohs, cirurgia estética e dermatologia para a saúde da mulher, apresentou a aula sobre cirurgia dermatológica, toxina botulínica e preenchimento relacionados à anatomia da face.

A tecnologia para utilização do cadáver fresco depende de várias câmaras de congelamento e descongelamento para que as peças anatômicas atinjam a temperatura adequada, apenas um congelamento e descongelamento único não é o suficiente. Locais como o  Washington Institute of Surgical Education (WISE), nos EUA, onde foram realizados os cursos, possuem perfeitas instalações e adequações a essa tecnologia.

A SBD-RESP conta com a sua participação na próxima edição do curso, dessa vez em Orlando. O evento será realizado no dia 3 de março de 2017, um dia antes do meeting da American Academy of Dermatology.
Veja algumas fotos desta edição: