Pesquisar

O uso obrigatório de máscara facial em lugares públicos e no transporte coletivo ganha ainda mais relevância com as regras de flexibilização do isolamento social em vigor em várias cidades do país. Ao lado da higienização correta das mãos e de outros cuidados, como evitar aglomerações, por exemplo, a máscara atua como barreira física para evitar o aumento do número de infectados pelo novo coronavírus.

Só para se ter uma ideia, as gotículas produzidas por uma pessoa que tosse e não está usando máscara, por exemplo, podem ser lançadas a 2 metros de distância; se for um espirro, essa distância aumenta para 6 metros. E se engana quem acredita que o uso de máscara dispensa cobrir a boca com a parte interna do braço ao espirrar ou tossir. Ao contrário – isso ajuda a reduzir ainda mais a dispersão de partículas.

Essas e outras informações estão no vídeo em 3D produzido pelos projetos Homem Virtual e Jovem Doutor, da disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP. Bastante didática, a animação explica de forma simples e rápida por que o uso da máscara é vital durante a pandemia.

Para assistir ao vídeo, clique aqui.