Pesquisar

Os médicos vindos da Bélgica, Dinamarca e Estados Unidos estão entre os maiores especialistas do mundo em cirurgia dermatológica e estarão no Rio de Janeiro entre os dias 20 e 23 de abril para o XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica. De acordo com o presidente do Congresso, Dr. Alexandre Filippo, o encontro com os dermatologistas estrangeiros é um dos destaques da programação.

A dinamarquesa, Dra. Merete Haedersdal, é uma das mais respeitadas dermatologistas da atualidade e é especialista em drug delivery – Professora de dermatologia da Universidade de Copenhagen e médica colaboradora da Harvard Medical School, onde faz parte do time do grande especialista Dr. R. Rox Anderson”s, a Dra. Merete Haedersdal também integra, como médica associada, o Wellman Center for Photomedicine, do Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, onde acontecem as maiores pesquisas do mundo relacionadas aos efeitos da luz do laser. Durante sua passagem pelo Brasil, no Congresso da SBCD, ela falará sobre temas relacionados ao uso do drug delivery — método que ajuda a potencializar a penetração de substâncias na derme. A técnica vem sendo usada, em diversos tratamentos, como vitiligo, queda de cabelos, rejuvenescimento da pele e alguns casos de câncer de pele.

“Ao levar o medicamento diretamente ao local onde ele deve fazer efeito, o drug delivery apresenta diversas vantagens, como aumento da eficácia do tratamento e a diminuição dos efeitos colaterais”, diz a Dra. Valéria Campos, que fez o convite para que a Dra. Merete viesse ao Brasil.

O americano, Dr. Danny Vleggaar, e o belga, Dr. Koenraad de Boulle, são os outros dois grandes especialistas internacionais esperados no Congresso da SBCD – Koenraad de Boulle é referência no tratamento com preenchedores injetáveis e falará sobre a abordagem nas complicações causadas por procedimentos estéticos inadequados seja na hora de preencher rugas ou quando for corrigir imperfeições. Danny Vleggaar irá falar sobre anatomia para procedimentos dermatológicos da face. Este tema tem ganhado destaque nas publicações internacionais e nos congressos de dermatologia, pois é fundamental para o dermatologista renovar seus conhecimentos anatômicos, já que atualmente os procedimentos englobam toda a face com uma abordagem 3D. O médico americano é especialista no uso de técnicas 3D e 4D nos procedimentos estéticos.

“Serão momentos muito interessantes de troca de informações com esses renomados especialistas internacionais. Os médicos brasileiros poderão discutir novidades, descobertas científicas e técnicas reciclando seus conhecimentos”, conclui o Dr. Alexandre Filippo.

O Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica ocorre anualmente desde 1989 e é o único evento científico da especialidade no Brasil, chegando à sua 28ª edição. As inovações e a busca por novidade são importantes características do evento: cursos práticos e workshops com demonstração de modalidades terapêuticas e cirúrgicas fazem parte da programação do congresso da SBCD, por exemplo. Em mais de 20 anos de história, o Congresso já passou por locais como Curitiba, Brasília e Campos do Jordão.

O Congresso é organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), a segunda maior sociedade da especialidade do mundo, com 1800 associados. A SBCD foi fundada em 1988, divulgou a subespecialidade médica pelo Brasil e impulsionou o reconhecimento da Cirurgia Dermatológica como uma das mais importantes áreas de atuação do dermatologista. A promoção da prática, do ensino, da pesquisa e o treinamento científico dos especialistas são algumas das missões da SBCD.

Fonte: Exame