Pesquisar

Se você digitar “axila” ou “virilha” no Google vai notar que a primeira sugestão de pesquisa que a plataforma te dá é “axila escurecida” ou “virilha escurecida”. Esse problema comum e que causa desconforto em tantas pessoas, entretanto, não deve ser encarado com vergonha, como acontece em demasia. Convidamos a dermatologista Dra. Tatiane Curi para explicar os motivos para que essa mudança de tom ocorra e o que é possível fazer para amenizar manchas debaixo do braço ou na área do biquíni (ou da sunga) de forma segura e sem receitas milagrosas – e perigosas – que são tantas vezes divulgadas equivocadamente na internet.

Por que certas áreas do corpo escurecem, como axila e virilha?

Em nossa pele estão presentes algumas células chamadas melanócitos. Essas estruturas são responsáveis pela produção de um pigmento que dá cor à pele (a melanina). Em alguns casos específicos, frente a uma “agressão” (como um trauma, uma batida, uma irritação ou uma inflamação excessiva), essas células respondem produzindo a melanina em excesso. Esse acontecimento recebe o nome de hipercromia pós-inflamatória, ou seja, um escurecimento após uma inflamação.

As regiões da virilha e da axila sofrem inúmeras agressões, como o atrito de uma perna na outra ou o trauma constante da depilação. Além disso, existem doenças específicas que fazem com que algumas áreas, como axilas e região da nuca, possam também ficar mais espessas e escurecidas. Épocas da vida, como a gestação, onde as alterações hormonais são intensas, também podem deixar a mulher mais sujeita a alguns tipos de escurecimentos da pele. 


Todas as pessoas podem sofrer com esse escurecimento?

Na verdade, qualquer pessoa pode desenvolver o escurecimento de algumas áreas do corpo, mas existem fatores predisponentes. Ou seja, algumas pessoas têm mais chance ou maior predisposição de desenvolver hipercromia. Indivíduos de pele mais escura (fototipo mais alto) apresentam uma tendência extra. Pacientes com quadros severos de acne também têm uma chance maior de apresentar manchas escurecidas no rosto. Aqueles com sobrepeso e índice de massa corpórea alto podem desencadear manchas em regiões de atrito constante. 

Além da axila e da virilha, quais outras áreas do corpo podem sofrer com esse escurecimento do tom em local isolado?

Além da axila e da virilha, dobras da pele, região do pescoço, nuca, áreas de atrito constante, como a região interna da coxa, cotovelos e joelhos podem sofrer com um tom escurecido na pele de forma isolada, bem como em cicatrizes de acne inflamadas e expostas ao sol e machucados cicatrizados.

É possível voltar ao tom original da pele (nessas áreas escurecidas)? 

Sim, é possível voltar ao tom original da pele nessas áreas escurecidas com certos cuidados e tratamentos, mas isso depende, principalmente, da causa do escurecimento. Se for trauma ou inflamação, existem cremes anti-inflamatórios ou despigmentantes e clareadores que podem auxiliar no clareamento da região. Se for o atrito ou o constante movimento entre as regiões, evitar esse movimento repetitivo e, aí sim, partir para tratamentos. Eles envolvem desde protocolos tópicos, com o uso de cremes clareadores e despigmentantes ou alguns tipos de ácidos leves, até o uso de luz intensa pulsada ou laser. Outras opções são os peelings seriados (às vezes mais de uma sessão) e uso contínuo de filtro solar. 

Algumas doenças específicas podem causar escurecimento de partes do corpo. Desse modo, o ideal, nesses casos, é tratar a doença em questão. 


Então os cremes funcionam para esses tipos de escurecimento?

Dermocosméticos em creme, com ativos clareadores, podem auxiliar no clareamento dessas áreas; no entanto, dependendo da profundidade, do tempo de aparecimento da lesão e da causa eles podem amenizar sem solucionar a questão. Ingredientes clássicos e bem conhecidos da dermatologia, como alfa hidroxiácidos, hidroquinona, vitamina C e arbutin são exemplos de ativos que podem estar contidos nos cremes contra essas manchas. Vale lembrar que, na maioria das vezes, os cremes vão apresentar uma limitação do resultado pelo fato de penetrarem parcialmente na pele. 


Raspar os pelos com lâmina de barbear estimula o surgimento de áreas escurecidas?

Sim. Raspar os pelos ou até depilar áreas de forma traumática e repetitiva pode gerar uma inflamação constante e contínua.


Há relatos populares do escurecimento de áreas durante a gravidez. Existe alguma relação? É hormonal?

Sim. Existem relatos verídicos de escurecimento de áreas como mamilos, uma linha central da barriga, áreas da vagina e até escurecimento ou surgimento de manchas no rosto de pacientes durante a gestação. Isso ocorre por um aumento de alguns hormônios comuns nessa fase, mas, principalmente, pelo aumento de um hormônio chamado melanócito estimulante. 


E em relação à diabetes?

Existe uma doença, chamada acantose nigricans, que forma manchas escuras e discretamente ásperas. Ela surge, principalmente, nas áreas do pescoço e das axilas. Essa doença pode estar relacionada não somente com a diabetes, mas também com outras alterações hormonais e a resistência à insulina. O importante, além de realizar o diagnóstico correto, é identificar a causa da acantose nigricans para que o melhor tratamento seja indicado.


Existem muitas “receitas caseiras” na internet para clarear axila e virilha, como mistura com café, bicarbonato de sódio e óleos vegetais. Elas funcionam ou apresentam algum risco para a saúde?

Não existe receita caseira ou qualquer tipo de mágica para clarear manchas na pele.  A pele é um órgão de defesa do nosso corpo e pode reagir de diversas formas ao entrar em contato com substâncias botânicas, com diferentes pH e associações. Essas receitas podem não só não clarear a mancha escura, mas também causar alergias, reações de irritação em contato com a luz solar e piorar uma mancha previamente existente. 

Esfoliar as áreas escurecidas pode ajudar a minimizar ou acabar com o problema?

Infelizmente, esfoliar áreas escurecidas não ajuda a minimizar ou acabar com o problema do escurecimento, pelo contrário. O fato de atritar, esfoliar ou irritar áreas já escurecidas pode novamente causar ou piorar uma inflamação prévia e escurecer ainda mais a região já escura. 


Se a axila ou virilha escurecida começa a coçar ou descamar, o que devo fazer? Isso pode ser sinal de alguma doença?

O ideal sempre é ser consultado por um médico dermatologista para que ele faça o diagnóstico correto e assim indique e prescreva o tratamento mais adequado. Axila ou virilha descamando ou coçando pode ser sinal de várias doenças, como micoses, dermatites de contato e psoríase invertida.