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Foto: Divulgação

Desenvolvida com a ajuda de uma dermatologista, a Barbie com vitiligo será lançada no Brasil no primeiro trimestre de 2020, incrementando a coleção Fashionistas da marca norte-americana. Já são 176 integrantes que contemplam nove tipos diferentes de corpo, 35 tons de pele e 94 estilos de cabelo. Aliás, outra novidade da linha é uma boneca calva. Dessa forma, a Barbie Fashionistas pretende contribuir para a conscientização de crianças e jovens sobre diversidade e inclusão.

Vitiligo: doença de pele e emocional

Cerca de 0,5% da população brasileira convive com o vitiligo, doença caracterizada pela diminuição ou ausência de melanócitos (células que produzem o pigmento melanina) e que desencadeia manchas brancas em determinadas regiões do corpo. Embora não seja contagioso e nem coloque a saúde em risco (trata-se de uma doença genética e de origem autoimune), o vitiligo causa grande impacto emocional às pessoas, que ficam com a autoestima abalada. “Tenho pacientes com um complexo tremendo, que não conseguem se olhar no espelho”, conta o Dr. Caio Castro, dermatologista associado da SBD e grande referência no assunto. Somado a isso, há também o preconceito enfrentado no dia a dia e não é raro ocorrerem crises de ansiedade e depressão. Quem sabe, com iniciativas como a da Barbie Fashionistas, as doenças de pele passem a ser encaradas de forma mais natural pela sociedade, evitando um trauma ainda maior ao paciente. “É uma ação que estimula a conscientização sobre a doença. Eu, com certeza, vou comprar uma boneca para a minha filha”, diz o Dr. Caio.