(11) 96614-3006 (11) 5573-8735 sbd-resp@sbd-sp.org.br

Boneca com vitiligo é novidade da linha Barbie Fashionistas

Foto: Divulgação

Desenvolvida com a ajuda de uma dermatologista, a Barbie com vitiligo será lançada no Brasil no primeiro trimestre de 2020, incrementando a coleção Fashionistas da marca norte-americana. Já são 176 integrantes que contemplam nove tipos diferentes de corpo, 35 tons de pele e 94 estilos de cabelo. Aliás, outra novidade da linha é uma boneca calva. Dessa forma, a Barbie Fashionistas pretende contribuir para a conscientização de crianças e jovens sobre diversidade e inclusão.

Vitiligo: doença de pele e emocional

Cerca de 0,5% da população brasileira convive com o vitiligo, doença caracterizada pela diminuição ou ausência de melanócitos (células que produzem o pigmento melanina) e que desencadeia manchas brancas em determinadas regiões do corpo. Embora não seja contagioso e nem coloque a saúde em risco (trata-se de uma doença genética e de origem autoimune), o vitiligo causa grande impacto emocional às pessoas, que ficam com a autoestima abalada. “Tenho pacientes com um complexo tremendo, que não conseguem se olhar no espelho”, conta o Dr. Caio Castro, dermatologista associado da SBD e grande referência no assunto. Somado a isso, há também o preconceito enfrentado no dia a dia e não é raro ocorrerem crises de ansiedade e depressão. Quem sabe, com iniciativas como a da Barbie Fashionistas, as doenças de pele passem a ser encaradas de forma mais natural pela sociedade, evitando um trauma ainda maior ao paciente. “É uma ação que estimula a conscientização sobre a doença. Eu, com certeza, vou comprar uma boneca para a minha filha”, diz o Dr. Caio.

Platina

Diamante

Ouro

Prata

SOBRE A SBD-SP

A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1970 para fomentar a pesquisa, o ensino e o aprimoramento científico da dermatologia como especialidade médica. Reúne, atualmente, mais de 2500 associados.

CONTATOS

Endereço: Rua Machado Bittencourt,
361 / cjs 1307 a 1312
Vl. Clementino – São Paulo-SP
CEP: 04044-001
E-mail: sbd-resp@sbd-sp.org.br
Atendimentos feitos por home office
Tel/Fax: (11) 96614-3006 / (11) 99270-9568

SIGA-NOS