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A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) quebrou o protocolo durante sua participação no Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica. Os médicos foram surpreendidos com a presença da atriz Alexandra Richter, que juntamente com a Fundação Laço Rosa, entregou perucas a mulheres em tratamento do câncer.

O ato simbólico marcou a apresentação da campanha #fortalizese, da qual Alexandra é embaixadora, e que pretende elevar a autoestima de pacientes e conscientizar sobre o diagnóstico precoce. A iniciativa também visa estimular a doação de cabelos e capacitar profissionais peruqueiros.

Campanha 
#fortalizese pretende resgatar a beleza e autoestima de pacientes com câncer

A SBD e a Exímia (suplemento que ajuda no fortalecimento dos cabelos) criaram a campanha que promete mobilizar o país por uma causa nobre: estimular a doação de cabelos para mulheres em tratamento de câncer, contribuindo para elevar sua autoestima e, ainda, conscientizar toda a sociedade. A ação, batizada de #fortalizese, conta com a força da Fundação Laço Rosa, pioneira neste tipo de iniciativa solidária, e tem a atriz Alexandra Richter como embaixadora da campanha.

A campanha #fortalizese começou a ser idealizada em 2015 pelo Laboratório FQM Farmoquímica, com a parceria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), e foi apresentada internamente aos colaboradores da FQM no início deste ano.

Para Gabriel Gontijo, presidente da SBD, a instituição cumpre suas finalidades com mais um projeto social que procura melhorar a autoestima de pacientes em tratamento de câncer e finaliza fazendo um convite: “Abrace esta causa, doe seus cabelos e sinta-se mais bonita por dentro”.

As doações, para essa iniciativa pioneira, podem ser feitas a partir de uma plataforma online que gera um código e, assim, o doador poderá rastrear suas madeixas até que elas cheguem a Fundação Laço Rosa. Outras informações sobre a doação e coleta estão disponíveis no site.

“Alinhada com os princípios sociais da Companhia, a campanha #fortalizese, junto com a SBD e a Laço Rosa, visa beneficiar pacientes em tratamento do câncer e reforçar o compromisso da empresa com a consciência pela vida”, relata Fernando Itzaina, presidente do Laboratório FQM Farmoquímica.

A escassez de profissionais capacitados para a confecção das perucas fez com que a campanha #fortalizese apoiasse o projeto Força na Peruca, liderado pela Fundação Laço Rosa. O projeto visa formar novos profissionais, de comunidades carentes, para a confecção de perucas. “Esse é um programa nacional inédito, que envolverá todas as pontas — paciente, doador, sociedade civil e privada”, comemora a presidente voluntária da Laço Rosa, Marcelle Medeiros.

Você também pode ajudar a fortalecer a autoestima de pacientes com câncer fazendo uma doação e compartilhando essa causa #fortalizese.

Fotos: Roberto Narazaki (exceto cartaz). Texto: Approach Comunicação.