(11) 5573-8735 / 5573-5528 / 5083-3491 sbd-resp@sbd-sp.org.br

Pele oleosa pede atenção especial

Ter uma pele sequinha e ao mesmo tempo hidratada nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para quem tem a pele oleosa. O brilho excessivo, que é mais marcante na zona T – nariz, testa e queixo – pode incomodar e aparecer em outras partes do rosto. Além disso, cravos e espinhas são mais frequentes em quem conta com essa característica.

Esse é um problema que pode ter diversas causas. Com alguns cuidados especiais, mudanças de comportamento e com o uso de produtos específicos para o seu tipo de pele, é possível obter a textura desejada, uma pele hidratada e saudável ao mesmo tempo. Para entender um pouco mais sobre, as dermatologistas Camila Almeida Saab e Fernanda Caldeira respondem algumas dúvidas.

Causas

  • Excesso de produção de sebo: a pele fica oleosa quando há um excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas, segundo Camila. Com isso, pode ocorrer o aparecimento de cravos e espinhas.
  • Genética: cada indivíduo tem sua produção de sebo “programada” pela genética, afirma Fernanda.
  • Meio ambiente: países e ambientes com altas temperaturas também contribuem para que a oleosidade da pele aumente.
  • Comportamento: o uso excessivo de maquiagens e cosméticos, assim como a prática de atividades físicas, alimentação e uso de alguns medicamentos também podem contribuir para o aumento da oleosidade da pele.

A pele oleosa pode ser o resultado da combinação dos fatores citados acima ou até mesmo ser causada por apenas um deles isoladamente. Independente de qual seja o seu caso, é importante saber as características desse tipo de pele.

Pele oleosa: características

Camila destaca que “a pele oleosa é identificada pela maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas, demonstra, em geral, superfície mais espessa, brilho excessivo, principalmente na zona T. Os poros são mais dilatados devido à oleosidade excessiva. Tem mais probabilidade de apresentar cravos e espinhas”.

Fonte: Dicas de Mulher

SOBRE A SBD-SP

A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1970 para fomentar a pesquisa, o ensino e o aprimoramento científico da dermatologia como especialidade médica. Reúne, atualmente, mais de 2500 associados.

CONTATOS

Endereço: Rua Machado Bittencourt,
361 / cjs 1307 a 1312
Vl. Clementino – São Paulo-SP
CEP: 04044-001
E-mail: sbd-resp@sbd-sp.org.br
Tel/Fax: (11) 5573-8735, 5573-5528, 5083-3491

SEJA UM ASSOCIADO