Pesquisar

As alterações hormonais que ocorrem durante a menopausa podem acelerar o processo de envelhecimento da pele. Portanto, é importante reforçar o cuidado e usar produtos nutritivos e reafirmantes

Existem alguns hábitos saudáveis ​​que podem ajudar a cuidar da pele durante a menopausa para neutralizar os efeitos que ela sofre devido a alterações hormonais. Embora os sinais de envelhecimento sejam inevitáveis ​​nesse estágio, alguns cuidados retardam o processo.

Os tecidos dérmicos vão perdendo sua firmeza, porque ao longo dos anos reduz o colágeno e a elastina. No entanto, mantendo uma boa rotina de saúde e beleza você pode diminuir a intensidade desses efeitos, para que a pele permaneça bonita por mais tempo.

Embora existam produtos cosméticos profissionais que minimizem a presença de rugas, nenhum terá bons efeitos se outros cuidados não forem aplicados. O que mais deve ser levado em conta para cuidar da pele na menopausa? Nós compartilhamos algumas dicas.

Dicas básicas para cuidar da pele da menopausa

Com a chegada da menopausa há muitas mudanças físicas e emocionais nas mulheres. Um dos mais odiados, sem dúvida, é o envelhecimento da pele. Devido à diminuição dos hormônios femininos e colágeno, nesta fase o aparecimento de rugas e manchas é acelerado.

Além disso, como a elasticidade e a produção de óleos naturais também são reduzidas, imperfeições relacionadas à flacidez e ao excesso de secura também aparecem. Como agir para minimizar esses efeitos?

1. Proteja a pele do sol

Embora a proteção solar seja essencial em qualquer idade, durante a menopausa é essencial reforçar os cuidados. Como os tecidos são mais fracos, a exposição direta ao sol não é conveniente sem primeiro usar um filtro solar de boa qualidade.

2. Aumentar o consumo de água

Os sinais de desidratação são mais evidentes durante a menopausa, devido à redução de óleos produzidos por alterações hormonais.

Assim, para evitar que a pele fique seca ou áspera é essencial consumir cerca de dois litros de água por dia.

3. Adote uma dieta saudável

Muitas mulheres cometem o erro de seguir uma dieta hipocalórica durante a menopausa por medo de ganhar peso. No entanto, longe de fornecer qualquer benefício, esses planos podem afetar tanto a saúde quanto a beleza.

Para que deficiências nutricionais não afetam a beleza da pele, o melhor é optar por uma dieta saudável e equilibrada, que contém todos os grupos de nutrientes. Deve incluir proteínas, ácidos graxos, e fontes de antioxidantes.

4. Use produtos esfoliantes

O menos conveniente para a pele na menopausa é o acúmulo excessivo de células mortas e impurezas em sua superfície. Como consequência disso, a oxigenação dos tecidos, e o processo de regeneração celular podem ser difíceis.

Portanto, para que a derme permaneça hidratada e macia, é melhor usar um produto esfoliante pelo menos duas vezes por semana. Sua aplicação remove todos os tipos de impurezas e, além disso, fornece um extra de nutrientes.

5. Evite o tabaco

Há muitas razões para evitar o tabaco quando você atinge a menopausa. De fato, o ideal é deixá-lo desde muito cedo, para não sofrer os efeitos de suas toxinas.

O cigarro é um dos piores inimigos da saúde da pele. Seu consumo aumenta a presença de rugas na pele e lhe agrega mais secura.

6. Aplique loções firmadoras

Atualmente existem muitas loções com propriedades firmadoras, que podem ajudar a firmar a pele em suas áreas mais sensíveis.

Estes produtos, que podem ser profissionais ou naturais, evitam que as rugas se evidenciem e sejam geradas em áreas como o rosto, pescoço, e colo.

7. Ingira fitoestrogênios

Alimentos e suplementos com fitoestrogênios, como isoflavonas de soja, ajudam a minimizar o impacto negativo da mudança hormonal na menopausa. Por outro lado, ajudando a regular os níveis de estrogênio, diminuem a deterioração dos tecidos da pele.

8. Use máscaras regularmente

Não é necessário investir grandes somas de dinheiro nas dispendiosas máscaras do mercado. Embora muitas sejam de boa qualidade, existem ingredientes naturais que proporcionam benefícios interessantes. O mais importante é que seu uso seja regular, pois são necessários para reforçar esse cuidado.

Sua aplicação hidrata os tecidos e ajuda a reduzir as pequenas agressões que influenciam no rápido aparecimento das rugas. Além disso, graças aos seus antioxidantes, gorduras, e aminoácidos, são ideais para preservar a firmeza.

Algumas opções recomendadas são:

  • Abacate, com óleo de vitamina E
  • Óleo de coco, com aloe vera
  • Banana, com mel de abelhas
  • Morangos, com iogurte natural
  • Azeite de oliva e aveia

Você está preocupado em sofrer os efeitos da menopausa em sua pele? Como pode ver, há muita coisa que pode ser feita. Siga todas essas recomendações em sua rotina de beleza, e minimize as mudanças que ocorrem devido ao descontrole hormonal.

Fonte: Site Melhor Com Vida