Pesquisar
28/10/2017 Dia Todo
R. Tessália Vieira de Camargo, 126 - Cidade Universitária, Campinas - SP, 13083-887, Brasil
Address: R. Tessália Vieira de Camargo, 126 - Cidade Universitária, Campinas - SP, 13083-887, Brasil

A disciplina de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP completa, neste mês, 50 anos. Criada em 22 de setembro de 1967, foi, inicialmente, liderada pelo Prof. Dr. Raymundo Martins Castro, depois teve como chefes Prof. Aureliano da Fonseca, Prof. Dr. Elemir Macedo de Souza, Profa.Dra. Ana Maria Tanaka, Profa. Dra. Aparecida Machado de Moraes, Prof. Dr. Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho e agora, Profa. Dra. Renata Magalhães. O programa oficial de residência médica em Dermatologia nessa universidade iniciou em 1970.

Atualmente, a disciplina tem uma ampla carga horária na graduação e uma produção científica considerável, com crescente número de pós-graduandos. Cinco dermatologistas são formados por ano e uma vaga é atrelada à pós-graduação e tem o objetivo de estimular a interiorização do especialista em regiões distantes do país.

O serviço de Dermatologia da Unicamp é composto por docentes de dedicação exclusiva, médicos contratados com pós-graduação, professores colaboradores com ampla experiência que continuam enriquecendo o serviço e médicos colaboradores. São realizados mais de 1600 atendimentos ao mês, realizadas mais de 200 cirurgias, além do atendimento na rede básica com alunos de graduação. Ao longo dos anos, o serviço de referência para atendimento terciário se desenvolveu e hoje conta com enfermaria e ambulatórios específicos como psoríase, biológicos, cabelos e unhas, dermatoses bolhosas, hidradenite, hanseníase, colagenoses, tumores, melanoma, linfoma, estomatologia, vitiligo, cosmiatria, entre outros. Oferece uma gama de tratamentos aos pacientes, como fototerapia, mapeamento corporal, cirurgia micrográfica, terapia fotodinâmica, dermatoscopia e criocirurgia, pelo Sistema Único de Saúde. Oferece aos seus residentes ampla formação em histologia, micologia e cirurgia dermatológica, além da possibilidade de mestrado profissionalizante. Recebe residentes para estágio de vários serviços da região e médicos para reciclagem e treinamento em serviço. É com orgulho que hoje podemos comemorar 50 anos com uma boa estrutura de assistência, ensino e pesquisa.

O que faz o serviço de excelência são as pessoas que por aqui passaram e que ainda por aqui estão.

Assim a Dermatologia da Unicamp agradece a colaboração de todos que construíram a sua história.