Pesquisar

Primeira edição do Copid lota auditório do World Trade Center

Logo cedo, neste dia 2, feriado de Finados, o movimento era grande no World Trade Center, na capital paulista, um dos maiores centros de convenções do Brasil. Centenas de acadêmicos de medicina se reuniam para dar início ao I Congresso Paulista Interligas de Dermatologia (Copid), presidido pela acadêmica Camila Dantas. O evento pioneiro foi organizado por alunos de diversas faculdades de medicina do estado de São Paulo, com apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD-Resp), em especial de seu presidente, Dr. Reinaldo Tovo, que não mediu esforços pelo sucesso do encontro.

A iniciativa de promover um evento focado nos alunos, em que eles pudessem interagir de perto com grandes experts da dermatologia nacional, foi elogiada pelo Dr. Francisco Le Voci, que palestrou sobre carcinoma espinocelular.

“Esse contato com os alunos é uma coisa muito importante. Essa é uma ótima oportunidade para eles entrarem em contato com a especialidade”, disse o doutor Francisco.

Com o auditório lotado, o Dr. Gabriel Gontijo, presidente da SBD Nacional, iniciou o primeiro bloco falando sobre a profissão, seus desafios, ética e também sobre a importância do título de especialista. No mesmo bloco, professores de universidades paulistas, como PUC-SP, FMABC, FMUSP, Unicamp e Unifesp, ministraram palestras sobre assuntos de relevância, como pênfigo, psoríase e carcinomas.

O Dr. Ricardo Shiratsu, presidente eleito para a gestão 2017/2018 da SBD-Resp, usou sua experiência no ambulatório da Escola Paulista de Medicina para palestrar sobre sífilis, uma doença de extrema importância, especialmente pelo fato de o Brasil enfrentar uma epidemia. Na parte reservada para discussão e dúvidas, aliás, este foi o tema central, motivando muitas perguntas dos alunos.

Após a pausa para o almoço, o Dr. Reinaldo Tovo Filho, atual presidente da SBD-Resp, foi homenageado pelos acadêmicos organizadores do evento. O doutor se mostrou bastante lisonjeado.

“A maior homenagem, para mim, é ver essa sala cheia. Vocês são as pessoas mais importantes que existem em todos esses dias de congresso, porque vocês são os futuros médicos. Para mim é um grande prazer ter vocês aqui, esse foi o melhor congresso que fiz até hoje”, disse, orgulhoso.

No bloco seguinte, foi o próprio Dr. Reinaldo quem assumiu o púlpito. Em sua aula, sobre HPV, um dos assuntos mais debatidos foi a importância da vacinação mesmo em pessoas fora da faixa etária recomendada ou com vida sexual ativa. A doença tem sido tema de campanhas de conscientização especialmente por atingir cerca de 50% da população sexualmente ativa.

Uma breve pausa para o coffee break foi seguida por uma aula sobre melanoma, com o Dr. Cyro Festa Neto, professor titular da Faculdade de Medicina da USP. As palestras da tarde também tiveram dois blocos reservados à dermatologia cosmiátrica, abordando assuntos como melasma, toxina botulínica, preenchedores e lasers. Para encerrar a programação científica do I Copid, o tema dermatologia pediátrica foi abordado pela Dra. Silmara da Costa, da Unifesp.

Ao final das palestras, foram sorteados 14 livros de dermatologia. Além disso, outros 10 alunos foram presenteados. Com a presença dos presidentes do 72º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dr. Paulo Machado, e do 30º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, Dr. Gabriel Gontijo, foram sorteadas cinco inscrições para cada evento, sendo duas com todos os custos incluídos. O sorteio, é claro, gerou muita animação!

Com o sucesso desta primeira edição, a esperança é de que o Copid seja, a partir de agora, um evento fixo no calendário paulista de dermatologia.

“Gostaria de agradecer a todos que vieram e tenho certeza de que o evento do ano que vem será ainda melhor”, concluiu a vice-presidente do Copid, acadêmica Gabriella Nisimoto.

Vídeos

Galeria de fotos

Um dia inteiro dedicado ao debate de temas controversos

Os mais de 1.500 médicos que chegavam para o primeiro dia da 21a Reunião Anual dos Dermatologistas de São Paulo – Radesp, nesta quinta-feira (03), no World Trade Center (SP), não podiam imaginar o que iriam presenciar. A promessa de uma edição totalmente inovadora foi cumprida em cada detalhe. Um dia inteiro focado nas controvérsias dermatológicas, sempre com dois debatedores e um moderador abordando temas da prática clínica e cirúrgica, um apresentando seus argumentos a favor da técnica, e outro explicando porque era contra. O clima de debate era ambientado por um octógono de MMA, que ocupava o local do palco. A atividade inovadora teve a coordenação geral da Dr a Luciana Conrado, que festejou o resultado final.

“Foi enriquecedor ouvir grandes especialistas debaterem os temas. Tivemos o cuidado de selecionar os assuntos de forma minuciosa e convidar os melhores de cada área. Acho que o resultado ficou muito bom!”, comentou a Dr a Luciana.

Este formato, inclusive, foi um grande incentivo à participação da plateia, que se mostrou bastante participativa, submetendo muitas dúvidas e comentários aos palestrantes. Temas como síndrome pós-finasterida, fotoproteção oral e rejuvenescimento corporal com injetáveis, por exemplo, fizeram valer o simbolismo do octógono que ornamentava o palco.

Entre os debates, para descontrair, lutadores profissionais de MMA subiam ao octógono para simular lutas, gerando um grande levantar de celulares da plateia, que aproveitava para filmar e fotografar o momento singular.

O dia foi de muito estudo, mas houve espaço para momentos solenes. A diretoria da SBD-RESP aproveitou a oportunidade para prestar homenagens a personalidades da dermatologia que têm desempenhado papel de protagonistas nos rumos da especialidade. Um dos condecorados foi o presidente da SBD Nacional, Dr. Gabriel Gontijo, que teve o seu discurso de homenagem feito pela Dr a Leandra Metsavath. “Você se mostrou incansável, imbatível. Você é 100% dermatologista”, disse, emocionada. Além do Dr. Gontijo, também foram homenageados: Alice Alchorne, Arthur Duarte, Dilhermando Augusto Calil, Jayme de Oliveira Filho, João Roberto Antonio, Mário Cezar Pires, Maurício Alchorne, Nobuo Matsunaga, Wildemar José Quatrochi, Cyro Festa Neto, Nelson Proença e Silvia Tirelli. Dr. Ricardo Shiratsu, que será o próximo Presidente da RESP, homenageou o atual, Dr. Reinaldo Tovo Filho, elogiando seu desempenho à frente da presidência e sua criatividade, especialmente, na organização de eventos como a Radesp.

Após uma primeira etapa bem agitada, a expectativa é grande para os próximos dias de congresso, com participação de convidados internacionais e discussão de outros relevantes temas dermatológicos.

Vídeos

Galeria de fotos

Segundo dia é marcado por muito estudo, convidado internacional e festa

Uma manhã de tempo nublado e chuvoso não afugentou os mais de 1.500 participantes da 21ª Reunião Anual dos Dermatologistas do Estado de São Paulo (Radesp). Nesta sexta-feira (04), segundo dia de evento, a primeira atividade, às 9h, já contava com auditório cheio. O simpósio “Doenças que esquecemos porque quase não vemos”, coordenado pelo Dr. Dilhermando Calil, trouxe seis blocos sobre as doenças dermatológicas raras, como paracoccidiodomicose, doença de Grover e reação hansênica. Apesar de serem pouco comuns nos consultórios, todos os palestrantes do bloco foram unânimes na defesa de que os dermatologistas devem ter domínio sobre a conduta diante dos casos.

Em seguida, no fórum “Otimizando tecnologias do consultório”, coordenado pelo presidente eleito para a gestão 2017/2018 da SBD-Resp, Dr. Ricardo Shiratsu, o Dr. Gabriel Gontijo, ao palestrar sobre luz pulsada, relatou sua experiência com a complicação de uma paciente que havia realizado sessões de epilação com uma nutricionista. O doutor aproveitou para falar sobre ética médica e a postura dos dermatologistas diante de casos como esse. “A Sociedade Brasileira de Dermatologia está preparando um dossiê com relatos de procedimentos realizados por não médicos”, lembrou à plateia.

Durante o coffee break, o Dr. Nelson Proença, um dos fundadores da disciplina de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e um dos homenageados desta edição da Radesp, lançou, no estande da SBD-Resp, o seu livro “D a A – Dermatologia”. O lançamento agitou o estande, que recebeu centenas de colegas e admiradores do Dr. Nelson. No total, foram autografados cerca de 200 livros. O estande também recebeu a visita da campeã brasileira de caratê, Winny Dias, atleta que é patrocinada pela SBD-Resp.

Depois do intervalo, especialistas de diferentes cidades do estado de São Paulo subiram ao palco para relatar suas experiências em seus distritos. Foram apresentados casos de São José dos Campos, Sorocaba, Presidente Prudente e Marília. Após cada aula, a mesa, que contou com a participação do Dr. Miguel Sanchez Vieira, da Espanha, discutiu cada caso e tirou dúvidas da plateia.

“A 21a Radesp está mostrando a luta da dermatologia no seu cotidiano. Aqui, nós tivemos contendas realmente vigorosas, mostrando o poder e a pujança da dermatologia no nosso estado”, comentou o Dr. Jayme de O. Filho, palestrante e membro da comissão científica da SBD-Resp.

No bloco “Doenças infecciosas emergentes”, a Dra. Luiza Keiko Matsuka falou das doenças que mais têm atingido o Brasil nos últimos anos: zika, chikungunya, dengue e esporotricose. Sobre o assunto, enfatizou a importância do entendimento completo destas enfermidades.

“Vocês devem estar imaginando por que eu vou falar sobre dengue. Nós somos, acima de tudo, médicos. Temos que estar por dentro do que está acontecendo”, opinou a doutora.

O presidente da próxima edição do Congresso Brasileiro de Dermatologia, Dr. Paulo Machado, atualizou a plateia sobre os mais novos estudos sobre leishmaniose. Sua palestra foi seguida pela conferência do Dr. Miguel Sanchez Vieira, da Espanha, que compartilhou sua experiência em cirurgia dermatológica na Europa.

Em paralelo às atividades da Radesp, nesta sexta-feira, foi realizado o 1o Simpósio sobre Imunobiológicos na Dermatologia, com coordenação do Dr. Artur Duarte. Das 9h às 16h30, na sala Chaggal, foram discutidos todos os temas acerca da utilização dos imunobiológicos, dos conceitos e manejo a como obtê-los.

Ao final do circuito de palestras desta sexta, os congressistas já se preparavam para a Sunset Party, festa oficial da Radesp, organizada pela diretoria da Regional, na Sociedade Hípica Paulista. Ao som da Banda Overman, os dermatologistas curtiram uma trilha sonora que passeou entre sucessos dos anos 80, rock nacional, pop e clássicos mundiais. Logo após, um DJ tocou os maiores sucessos das pistas, mantendo a animação de todos até o último minuto de festa.

Vídeos

Galeria de fotos

Diretoria do biênio 2017/2018 toma posse durante a 21ª Radesp

Depois de uma noite de muita música, dança, diversão e confraternização, o clima da manhã de sábado, último dia da 21ª Reunião Anual dos Dermatologistas de São Paulo (Radesp), era de despedida.

O sábado foi um dia bastante produtivo e com novidades que enriqueceram o conteúdo das aulas. Logo no primeiro bloco, “Ensinando e Aprendendo”, médicos das áreas clínico-anatomopatológica, clínico-dermatoscópico e clínico-terapêutico subiram ao palco para relatar suas experiências e condutas em cada caso.

Ainda de manhã, foi realizada a cerimônia oficial de posse da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD-Resp), gestão 2017/2018, presidida pelo Dr. Ricardo Shiratsu. Em seu discurso de despedida, o Dr. Reinaldo Tovo Filho, atual presidente da regional, agradeceu aos colegas de diretoria, aos funcionários da regional e também o apoio da SBD nacional.  O doutor também fez um agradecimento especial aos acadêmicos das faculdades de Medicina. “É um novo grupo que faz parte da Dermatologia. Nós devemos apoiá-los, abrigá-los. Eles serão os nossos médicos do amanhã, os nossos futuros dermatologistas”, disse.

Ao tomar posse, o presidente eleito para o próximo biênio, Dr. Ricardo Shiratsu, apresentou a sua futura diretoria, assegurou que dará continuidade aos trabalhos iniciados pelo atual gestão e encorajou uma participação mais ativa dos associados. “Pedimos que vocês se aproximem da diretoria, nos procurem e nos perguntem”, comentou.

O último dia do evento também contou com a presença do dermatologista norte-americano Michael Gold, que palestrou sobre fios de sustentação. Em sua aula, ele compartilhou um pouco da sua experiência e seus estudos, traçando paralelos entre as condutas no Brasil e nos Estados Unidos.

Após o almoço, o simpósio “Interfaces da dermatologia com outras especialidades: o que devemos saber e quais condutas devemos evitar em…” trouxe especialistas de outras especialidades para falar sobre situações em que suas áreas de atuação cruzam com a dermatologia. Estiveram presentes profissionais da Endocrinologia, Medicina do Esporte, Psiquiatria e Reumatologia. Este momento de integração foi um dos destaques do dia, acrescentando novos pontos de vista aos dermatologistas que assistiam à palestra. A plateia aproveitou o tempo reservado para a discussão e alguns pediram a opinião dos especialistas a respeito de casos vicenciados em seus consultórios.

O dia encerrou com os simpósios “Tudo o que você precisa saber sobre Drug Delivery” e “Nutracêuticos e Cosmecêuticos: para onde vamos?”, dois assuntos que têm sido alvo de constantes debates na dermatologia.

A salva de palmas ao final do último simpósio confirmou o sucesso do evento. Agora, já começa a contagem regressiva para a próxima edição, que acontecerá de 02 a 04 de novembro de 2017, em Campos do Jordão. Assim como em 2015, a Radesp irá acontecer juntamente com o Simpósio de Cosmiatria & Laser, promovido pela SBD nacional. Ao longo dos últimos três dias, muitos já aproveitaram para garantir sua inscrição. Sem dúvidas, será mais uma edição inesquecível. Até lá!

Vídeo Promocional